Aplicação de princípios andragógicos no ensino relacionado à área de segurança do trabalho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMainier, Fernando Benedicto-
Autor(es): dc.contributorMeriño, Marcelo Jasmim-
Autor(es): dc.contributorFrança, Sergio Luiz Braga-
Autor(es): dc.contributorMerçon, Fábio-
Autor(es): dc.creatorSilva, Dayanni de Brito da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35460-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919356-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação teve como objetivo analisar e investigar a importância dos princípios andragógicos na realização de treinamentos compulsórios de segurança do trabalho e aulas de disciplinas de saúde e segurança do trabalho em cursos técnicos, graduação e pós-graduação através da análise de literaturas relacionadas ao ensino de adultos e das normas regulamentadoras. Foram coletados dados por meio de questionários aplicados em 142 professores e instrutores da área, que avaliaram características necessárias para um treinamento e aulas de segurança que alcance os alunos. Estas características foram levantadas através de levantamento bibliográfico em artigos, normas regulamentadoras e bibliográficas voltados ao assunto estudado. O método TOPSIS foi utilizado para identificar os fatores mais importantes, com base nos resultados dos questionários. A pesquisa identificou as três características mais relevantes e as três menos relevantes em relação ao treinamento de adultos. As características mais importantes incluem usar uma linguagem simples, garantir que os instrutores tenham conhecimento técnico e escolher metodologias e materiais que facilitem o aprendizado. Os respondentes mostraram estar mais familiarizados com as normas regulamentadoras do que com literaturas sobre ensino para adultos. As características menos importantes incluem maturidade, motivação intrínseca e diferenças individuais relacionadas à idade. Isso sugere uma falta de contato e conhecimento sobre os princípios da andragogia indicados por Malcolm Knowles e a metodologia de Paulo Freire. A pesquisa pode ajudar os instrutores e professores a criarem treinamentos mais eficazes e adequados ao público adulto, melhorando a absorção do conteúdo e reduzindo o número de acidentes no ambiente ocupacional e na vida das pessoas.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aimed to analyze and investigate the importance of andragogical principles in conducting compulsory occupational safety training and occupational health and safety subject classes in technical, undergraduate and graduate courses through the analysis of literature related to adult education and regulatory standards. Data were collected through questionnaires administered to 142 teachers and instructors in the area, which assessed characteristics necessary for safety training and classes that reach students. These characteristics were collected through a bibliographic survey of articles, regulatory norms, and bibliographies related to the subject studied. The TOPSIS method was used to identify the most important factors, based on the results of the questionnaires. The survey identified the three most relevant and the three least relevant characteristics regarding adult training. The most important characteristics include using simple language, ensuring that trainers have technical knowledge, and choosing methodologies and materials that facilitate learning. Respondents were more familiar with regulatory standards than with adult learning literature. The least important characteristics include maturity, intrinsic motivation, and age-related individual differences. This suggests a lack of contact and knowledge about the principles of andragogy indicated by Malcolm Knowles and Paulo Freire's methodology. The research can help instructors and teachers to create more effective and appropriate training for adult audiences, improving the absorption of content and reducing the number of accidents in the occupational environment and in people's lives.-
Descrição: dc.description90 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAndragogia-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectTOPSIS-
Palavras-chave: dc.subjectQuestionários-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do trabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectAndragogy-
Palavras-chave: dc.subjectOccupational safety-
Palavras-chave: dc.subjectQuestionnaires-
Título: dc.titleAplicação de princípios andragógicos no ensino relacionado à área de segurança do trabalho-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.