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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Wanise Cabral | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5790995341120597 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cibele Carneiro da Cunha Macedo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8032320515863835 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessôa, Wilma Lúcia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3542498774654185 | - |
Autor(es): dc.creator | Coreicha, Leonardo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:39:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:39:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35757 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919349 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, buscou-se discutir o processo histórico de proletarização e precarização do trabalho docente. Para isso, através da pesquisa bibliográfica e documental (legislação e jurisprudência), estudou-se as mudanças das políticas públicas de Educação, a formação profissional dos professores e a legislação relativa ao trabalho docente. Pela análise, pode-se constatar a relação dialética entre a construção da educação mercadoria e a mercadoria educação na formação das políticas públicas e as consequências para a alienação do trabalho docente e a consequente pauperização da categoria. Também buscou-se entender como o processo de judicialização da luta sindical influenciou no processo atual de precarização do trabalho docente, principalmente em relação aos professores da escola pública. Portanto, através da perspectiva marxista de Estado e de Direito, demonstrou-se que o ativismo judicial em relação à luta dos trabalhadores da Educação enfraqueceu as lutas dos trabalhadores, agravando o estado de precarização e empobrecimento da categoria | - |
Descrição: dc.description | In this work, it search to discuss the historical process of proletarianization and precariousness of teaching work. For this, through bibliographical and documental research (legislation and jurisprudence), the changes in public education policies, the professional training of teachers and the legislation related to teaching work were studied. Through the analysis, one can see the dialectical elationship between the construction of education-commodity (human capital) and commodity-education (education as a commodity) in the formation of public policies and the consequences for the alienation of teaching work and the consequent impoverishment of the category. We also sought to understand how the process of judicialization of the union struggle influences the current process of precariousness of teaching work, especially in relation to public school teachers. Therefore, through the Marxist perspective of State and Law, it was demonstrated that judicial activism in relation to the struggle of Education workers weakened the struggles of workers, aggravating the state of precariousness and impoverishment of the category | - |
Descrição: dc.description | 83 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos dos professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito do Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito Administrativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Marxista do Direito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Precarização do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marxismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria do direito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers' rights | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor Law | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administrative law | - |
Palavras-chave: dc.subject | Right to education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marxist Theory of Law | - |
Título: dc.title | A dialética da desvalorização do trabalho do professor: análise do processo de proletarização e precarização do trabalho docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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