Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Viviane Fernandez de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Armando Cypriano | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Raquel Giffoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Alexandre, Brenda da Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Terra, Leonardo do Vale | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:39:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:39:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35445 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919345 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo central do presente trabalho é propor discussão sobre as finalidades da formação no bacharelado em Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense, a partir de um estudo combinado entre a análise do Projeto Pedagógico do Curso e da descrição autoetnográfica do itinerário formativo do autor no curso entre o período de 2016 e 2022. Para tanto, como orientação metodológica, foi adotada a Teoria Social do Ator-Rede, segundo a qual a realidade é composta de atores, humanos e não-humanos, que, a partir de suas associações, estabelecem redes complexas e compõem um coletivo, no caso, o coletivo do curso de Ciência Ambiental UFF. Desse modo, foi possível investigar as origens e as motivações da construção das Ciências Ambientais enquanto campo do saber que, aprioristicamente, responderia ao Desenvolvimento Sustentável em sua origem. Com isso, buscou-se construir possíveis sentidos para pensar a polipercepção associada à formação do cientista ambiental, tecendo considerações sobre as práticas aplicadas a perspectiva interdisciplinar de fazer ciência. Por fim, compreendendo a necessidade do reconhecimento de outras racionalidades – alternativas à racionalidade ocidental –, o trabalho se empenhou em elaborar reflexões comprometidas com o adiamento do fim do mundo. | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this thesis is to provide discussion about the purpose of the Bachelor’s Degree in Environmental Science at the Universidade Federal Fluminense, based on a selfanalysis of the formative itinerary in the course between 2016 and 2022. For this purpose, as a methodological orientation, the Actor-Network Social Theory was adopted to interpret the reality considering the associations between actors, human and non-human, and their respective complex networks. In this way, it was possible to investigate the origins and motivations for the construction of Environmental Sciences as a field of knowledge that, a priori, would respond to Sustainable Development in its origin. Therefore, this thesis sought to build possible meanings to think about the polyperception associated with the environmental scientist formation, making considerations about the practices applied to the interdisciplinary perspective of doing science. Finally, understanding the need to recognize other rationalities – alternatives to Western rationality –, this thesis strives to elaborate reflections committed to the postponement of the end of the world. | - |
Descrição: dc.description | 92 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo dos saberes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fragmentação dos saberes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polipercepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religação dos saberes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogue of knowledges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge fragmentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polyperception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reconnection of interdisciplinary knowledge | - |
Título: dc.title | Formação de profissionais poliperceptivos no curso de Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense: um caminho para a religação dos saberes? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: