Biologia para que? Uma conversa com professores de biologia do ensino médio em diálogo com as ideias dos movimentos ACT e CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9955355880865022-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882-
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8165573791698296-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2737976154992458-
Autor(es): dc.creatorDavid, Matheus Luiz Rebello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919317-
Descrição: dc.descriptionO trabalho focaliza a relevância dos conhecimentos biológicos na formação de estudantes de Educação Básica a partir do questionamento sobre o papel da biologia na educação e na formação do cidadão. Os movimentos de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) são perspectivas da educação em ciências que atribuem relevância ao conhecimento científico sob diferentes enfoques. Neste trabalho, tais abordagens serviram de base para a produção de um material didático chamado “BioCards” para auxiliar os professores nas aulas a fim de promover um incremento na formação científica dos jovens. O entendimento do atual cenário do ensino de biologia, o material produzido e seus objetivos foram avaliados por meio de entrevistas com professores de biologia. Foi possível observar, então, que a formação científica dos jovens atualmente não está como os professores gostariam e que as cartas a partir das ideias dos dois movimentos podem ser potentes no auxílio desta formação dos alunos. Além disso, o papel da biologia e os objetivos dos professores entrevistados em suas aulas se relacionam com os ideais dos movimentos ACT e CTSA e com o auxílio do material didático podem tornar seus objetivos mais concretos.-
Descrição: dc.descriptionThe work focuses on the relevance of biological knowledge in the formation of Basic Education students by questioning the role of biology in education and citizen formation. The Scientific and Technological Literacy (STL) movements and the relationships between Science, Technology, Society and Environment (STSE) are perspectives on science education that attribute relevance to scientific knowledge from different perspectives. In this work, such approaches served as the basis for the production of teaching material called “BioCards” to assist teachers in classes in order to promote an increase in the scientific formation of young people. The understanding of the current scenario of biology teaching, the material produced and its objectives were assessed through interviews with biology teachers. It was possible to observe, then, that the scientific formation of young people is currently not as teachers would like and that cards based on the ideas of the two movements can be powerful in helping students with this formation. Furthermore, the role of biology and the objectives of the teachers interviewed in their classes are related to the ideals of the STL and STSE movements and with the help of teaching material they can make their objectives more concrete.-
Descrição: dc.description43 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica e tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectBiology teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScientific and Technological Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectSTSE-
Palavras-chave: dc.subjectCourseware-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching knowledge-
Título: dc.titleBiologia para que? Uma conversa com professores de biologia do ensino médio em diálogo com as ideias dos movimentos ACT e CTSA-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.