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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Yaginuma, Karina Yuriko | - |
Autor(es): dc.contributor | Valdes, Jaime Antonio Utria | - |
Autor(es): dc.contributor | Kubrusly, Jessica Quintanilha | - |
Autor(es): dc.creator | Barreiros, Victória Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:39:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:39:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919288 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, utilizamos o método de Gradient Boosting, uma técnica que melhora o desempenho de modelos de Árvores de Decisão, para estimar as notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) através de variáveis socioeconômicas. Um dos objetivos é identificar as variáveis mais influentes na predição das notas, além de compreender o impacto de diferentes fatores no desempenho dos alunos. Nos modelos de regressão, destinados a estimarem as notas para cada uma das áreas, observamos que o modelo de Gradient Boosting não apresentou resultados satisfatórios. Os coeficientes de determinação para Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação foram, respectivamente, 0.29, 0.23, 0.29, 0.35 e 0.29. Contudo, os modelos de classificação, destinados a prever a aprovação ou reprovação em cursos específicos da UFF e UFRJ, os resultados indicam que os modelos desenvolvidos para cada área apresentaram um bom ajuste aos dados. Para o curso de Estatística na UFF, alcançamos uma acurácia de 0.72, uma sensitividade de 0.70 e uma especificidade de 0.79. Já para o modelo de Estatística na UFRJ, os resultados foram uma acurácia de 0.74, uma sensitividade de 0.74 e uma especificidade de 0.77. O modelo de regressão não apresentou boas estimativas com modelo de Gradient Boosting, sugerindo que somente dados socioeconômicos não são suficientes para predizer as notas. No entanto, no modelo de classificação os resultados sugerem que os modelos de Gradient Boosting foram capazes de fornecer boas estimativas a aprovação ou não em diferentes cursos. | - |
Descrição: dc.description | 67 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Árvores de decisão. Gradient boosting. ENEM. Aprendizado de máquinas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Árvore de decisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado de máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo estatístico | - |
Título: dc.title | Gradient Boosting para predição da nota do Enem através de indicadores socioeconômicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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