
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Farias Filho, José Rodrigues de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mello, Luiz Carlos Brasil de Brito | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Fernando Oliveira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Isabelle Azevedo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:39:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:39:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34115 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919274 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo principal deste trabalho foi desenvolver o planejamento de um projeto de voluntariado voltado para reduzir a evasão, por motivos socioeconômicos, no curso de Engenharia de Produção de Niterói (UFF). Para isso, foi inicialmente realizado um estudo sobre a evasão e conceitos relacionados à democratização do ensino, além de serem investigadas metodologias de Pesquisa-Ação e de gerenciamento de projetos, para garantir um planejamento tecnicamente embasado. Após o desenvolvimento da fundamentação teórica inicial, todos os conceitos e dados levantados foram organizados e aplicados em uma estrutura lógica sequencial de Pesquisa-Ação. Essa sequência resultou no planejamento do projeto contra a evasão, com a elaboração das entregas-chave dos processos de Iniciação e Planejamento descritos no PMBOK. Foram produzidos o Termo de Abertura do Projeto, o Registro das Partes Interessadas, a Matriz de Responsabilidades dos Requisitos, a Declaração do Escopo do Projeto, a EAP, o Dicionário da EAP, entre outras entregas. O projeto planejado foi denominado "Pontes" e consiste em um plano de tutoria voluntária voltado para alunos em situação de vulnerabilidade social no curso, com foco em orientá-los sobre o ingresso no mercado de trabalho por meio dos estágios. A assistência será prestada por alunos veteranos, que ajudarão os estudantes em necessidade socioeconômicas, estabelecendo pontes entre eles e oportunidades de estágio | - |
| Descrição: dc.description | The main objective of this work was to develop the planning of a volunteer project aimed at reducing dropout rates due to socioeconomic reasons in the Production Engineering course in Niterói (UFF). To achieve this, a study on dropout rates and concepts related to the democratization of education was initially conducted, along with investigations into Action Research methodologies and project management to ensure a technically grounded plan. After developing the initial theoretical framework, all concepts and data collected were organized and applied in a logical sequential structure of Action Research. This sequence resulted in the planning of the anti-dropout project, with the elaboration of key deliverables for the Initiation and Planning processes described in the PMBOK. The Project Charter, Stakeholder Register, Requirements Responsibility Matrix, Project Scope Statement, WBS, and WBS Dictionary, among other deliverables, were produced. The planned project was named "Pontes" (Bridges) and consists of a volunteer tutoring plan aimed at students in social vulnerability in the course, focusing on guiding them into the job market through internships. Assistance will be provided by senior students, who will help those in socio-economic need by establishing connections between them and internship opportunities | - |
| Descrição: dc.description | 84 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democratização do ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Voluntariado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento de projeto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense. Departamento de Engenharia de Produção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vulnerabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dropout | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democratization of education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Volunteering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project planning | - |
| Título: dc.title | Planejamento de um projeto de voluntariado no curso de Engenharia de Produção da UFF (Niterói) para redução da evasão acadêmica por motivos socioeconômicos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: