
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Paulo de Tarso Maciel | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3863249114954461 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paula, Karla Campos de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3985382922498909 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mattos, Luiz Otavio Neves | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9111237561585952 | - |
| Autor(es): dc.creator | Moledo, Thiago Fibger Lopes Brugger | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:39:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:39:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34429 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919253 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: Tradicionalmente, o ensino de habilidades motoras se deu e se dá através da pedagogia linear, que se baseia em uma sequência pré-definida, progressiva e unidirecional dos conteúdos. Nela as tarefas são descontextualizadas e voltadas para o ensino da técnica. Contrariando essa perspectiva, a pedagogia não linear compreende que o aprendizado de uma habilidade esportiva é produto das interações entre o ambiente, indivíduo e a tarefa. A literatura vem mostrando que a pedagogia não linear pode ser uma estratégia no ensino de esportes. Objetivos: Apresentar a pedagogia não linear como uma estratégia na iniciação esportiva do futebol para crianças e adolescentes. Metodologia: Foi realizada uma breve revisão de literatura nas bases de dados do PubMed e no Scielo, referente aos anos de 2013 a 2023. Foram analisados artigos que tratavam da pedagogia não linear no ensino de esportes, incluindo aqueles escritos em português ou inglês. Discussão: A manipulação cuidadosa das restrições, pode limitar os graus de liberdade dos praticantes e favorecer ações que são mais relevantes para o contexto da prática. A motivação tem um papel importante em uma abordagem não linear de ensino. Conclusão: A pedagogia não linear pode ser uma estratégia para aumentar a qualidade das aulas na iniciação esportiva do futebol. | - |
| Descrição: dc.description | Introduction: Traditionally, the teaching of motor skills took place and takes place through linear pedagogy, which is based on a predefined, progressive and unidirectional sequence of contents. In it, the tasks are decontextualized and treated for the teaching of the technique. Opposing this perspective, non-linear pedagogy understands that learning a sporting skill is the product of happy relationships between the environment, the individual and the task. The literature has shown that non-linear pedagogy can be a tool in teaching sports. Objectives: To present non-linear pedagogy as a tool in the sports initiation of soccer for children and adolescents. Methodology: A brief literature review was carried out in the PubMed and Scielo databases, referring to the years 2013 to 2023. Articles that dealt with non-linear pedagogy in sports teaching were analyzed, including those written in Portuguese or English. Discussion: Restrictions manipulation care can limit practitioners' degrees of freedom and favor actions that are more relevant to the practice context. Motivation plays an important role in a non-linear teaching approach, as futsal is a donor sport for soccer and can also be used in a context of functional variability. Conclusion: Non-linear pedagogy can be a tool to increase the quality of classes in soccer sports initiation. | - |
| Descrição: dc.description | 30 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia não linear | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Princípios da pedagogia não linear | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manipulação das restrições e esporte doador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Iniciação esportiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
| Palavras-chave: dc.subject | pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de futebol | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Non-linear pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Principles of non-linear pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sports initiation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manipulation of constraints and donor sport | - |
| Título: dc.title | A pedagogia não linear na aprendizagem do futebol em crianças e adolescentes: uma breve revisão da literatura | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: