A pedagogia não linear na aprendizagem do futebol em crianças e adolescentes: uma breve revisão da literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Paulo de Tarso Maciel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3863249114954461-
Autor(es): dc.contributorPaula, Karla Campos de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3985382922498909-
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio Neves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952-
Autor(es): dc.creatorMoledo, Thiago Fibger Lopes Brugger-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34429-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919253-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: Tradicionalmente, o ensino de habilidades motoras se deu e se dá através da pedagogia linear, que se baseia em uma sequência pré-definida, progressiva e unidirecional dos conteúdos. Nela as tarefas são descontextualizadas e voltadas para o ensino da técnica. Contrariando essa perspectiva, a pedagogia não linear compreende que o aprendizado de uma habilidade esportiva é produto das interações entre o ambiente, indivíduo e a tarefa. A literatura vem mostrando que a pedagogia não linear pode ser uma estratégia no ensino de esportes. Objetivos: Apresentar a pedagogia não linear como uma estratégia na iniciação esportiva do futebol para crianças e adolescentes. Metodologia: Foi realizada uma breve revisão de literatura nas bases de dados do PubMed e no Scielo, referente aos anos de 2013 a 2023. Foram analisados artigos que tratavam da pedagogia não linear no ensino de esportes, incluindo aqueles escritos em português ou inglês. Discussão: A manipulação cuidadosa das restrições, pode limitar os graus de liberdade dos praticantes e favorecer ações que são mais relevantes para o contexto da prática. A motivação tem um papel importante em uma abordagem não linear de ensino. Conclusão: A pedagogia não linear pode ser uma estratégia para aumentar a qualidade das aulas na iniciação esportiva do futebol.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: Traditionally, the teaching of motor skills took place and takes place through linear pedagogy, which is based on a predefined, progressive and unidirectional sequence of contents. In it, the tasks are decontextualized and treated for the teaching of the technique. Opposing this perspective, non-linear pedagogy understands that learning a sporting skill is the product of happy relationships between the environment, the individual and the task. The literature has shown that non-linear pedagogy can be a tool in teaching sports. Objectives: To present non-linear pedagogy as a tool in the sports initiation of soccer for children and adolescents. Methodology: A brief literature review was carried out in the PubMed and Scielo databases, referring to the years 2013 to 2023. Articles that dealt with non-linear pedagogy in sports teaching were analyzed, including those written in Portuguese or English. Discussion: Restrictions manipulation care can limit practitioners' degrees of freedom and favor actions that are more relevant to the practice context. Motivation plays an important role in a non-linear teaching approach, as futsal is a donor sport for soccer and can also be used in a context of functional variability. Conclusion: Non-linear pedagogy can be a tool to increase the quality of classes in soccer sports initiation.-
Descrição: dc.description30 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia não linear-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípios da pedagogia não linear-
Palavras-chave: dc.subjectManipulação das restrições e esporte doador-
Palavras-chave: dc.subjectIniciação esportiva-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectpedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de futebol-
Palavras-chave: dc.subjectAptidão física-
Palavras-chave: dc.subjectNon-linear pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectPrinciples of non-linear pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectSports initiation-
Palavras-chave: dc.subjectManipulation of constraints and donor sport-
Título: dc.titleA pedagogia não linear na aprendizagem do futebol em crianças e adolescentes: uma breve revisão da literatura-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.