Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Marcelo Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4972698026123559 | - |
Autor(es): dc.contributor | Foganholi, Cláudia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3015557160976384 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Luiz Felipe Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7548712074869202 | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Victor Rapozo do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:39:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:39:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34448 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919248 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho pretende analisar as nomenclaturas e ementas das disciplinas sobre a temática das Lutas ministradas nos cursos de graduação em Educação Física das universidades federais brasileiras e sua relação com as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para este conteúdo na educação básica. Para isso, foi feito um levantamento na plataforma e-MEC dos dados disponíveis nos sites oficiais das instituições de ensino superior públicas, considerando as seguintes informações: Presença de curso de graduação em Educação Física, distinção entre cursos de licenciatura e bacharelado, oferta de disciplina obrigatória e optativas sobre lutas, artes marciais e esportes de combate. As informações coletadas foram analisadas à luz da BNCC, no sentido de encontrar aproximações e distanciamentos. Como resultado encontrou-se que das 68 universidades pesquisadas, apenas 37 possuem curso de Educação Física com oferta de disciplinas que tratam do tema. Essas disciplinas se configuram como 37 obrigatórias e 35 optativas, das quais 35 contemplam conteúdos mais genéricos e 37 apresentam conteúdos mais específicos como Judô, Capoeira e Caratê. Por meio da análise qualitativa das ementas, foi possível observar alguns padrões e levantar questionamentos. Esse cenário, quando comparado com os pressupostos curriculares da BNCC pode indicar a necessidade de mais disciplinas que dialoguem com as perspectivas escolares, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to analyze the nomenclature and syllabi of disciplines on the topic of combat sports taught in undergraduate Physical Education programs at Brazilian federal universities and their relationship with the proposals of the National Common Curricular Base (BNCC) for this content in basic education. To do so, a survey was conducted on the e-MEC platform using data available on the official websites of public higher education institutions, considering the following information: the presence of undergraduate Physical Education programs, distinction between teaching and bachelor's programs, offering of mandatory and elective courses on combat sports, martial arts, and fighting. The collected information was analyzed in light of the BNCC to identify similarities and differences. The results showed that out of the 68 surveyed universities, only 37 offer Physical Education programs with courses addressing the theme. These courses consist of 37 mandatory and 35 elective disciplines, of which 35 cover more generic contents, while 37 present more specific contents such as Judo, Capoeira, and Karate. Through qualitative analysis of the syllabi, certain patterns were observed and questions were raised. This scenario, when compared to the curricular assumptions of the BNCC, may indicate the need for more courses that engage with school perspectives, both in elementary and high school education. | - |
Descrição: dc.description | 21 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lutas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes marciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esportes de combate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplinas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes marciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fighting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Martial arts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combat sports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Courses | - |
Título: dc.title | As lutas nos cursos de educação física nas universidades federais brasileiras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: