Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Roberto Robalinho | - |
Autor(es): dc.contributor | Rebelatto, Francieli | - |
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Igor Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Giulia Donato de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:39:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:39:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35314 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919241 | - |
Descrição: dc.description | O preto e branco se tornou um tabu na indústria cinematográfica desde o final da década de sessenta, mas uma leva de filmes em tons de cinza tem marcado presença em grandes premiações nos últimos quinze anos. O presente trabalho investiga o uso da imagem acromática como recurso estético e narrativo no cinema contemporâneo e suas implicações na direção de fotografia. Através de uma análise dos filmes Sudoeste (Eduardo Nunes, 2011) e O Farol (Robert Eggers, 2019), examina-se como a imagem em preto e branco colabora com suas narrativas e de que forma essa escolha fotográfica foi executada, discutindo o suporte de captação escolhido e outros aspectos técnicos e criativos como iluminação e enquadramento. Compreender como a fotografia acromática é múltipla enriquece o vocabulário de referências dos realizadores e dos diretores de fotografia. É um recurso a mais que pode ser acionado pelos realizadores na construção de sentido de suas histórias. | - |
Descrição: dc.description | Black and white became a taboo in the film industry since the late sixties, but a group of monochrome films has been making a presence at major awards in the last fifteen years. This paper investigates the use of achromatic imagery as an aesthetic and narrative tool in contemporary cinema and its implications in cinematography. Through an analysis of the films Southwest (Eduardo Nunes, 2011) and The Lighthouse (Robert Eggers, 2019), it examines how black and white imagery contributes to their narratives and how this photographic choice was executed, discussing the chosen capture medium and other technical and creative aspects such as lighting and framing. Understanding how achromatic photography is versatile enriches the vocabulary of references of directors and cinematographers. It is an additional resource that can be employed by filmmakers in constructing meaning in their stories. | - |
Descrição: dc.description | 79 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direção de fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preto e branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monochrome | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinematografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinematografia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinematography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black and white | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monochrome | - |
Título: dc.title | Sudoeste e O Farol - O cinema preto e branco como gesto artístico e suas implicações no trabalho do diretor de fotografia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: