Sudoeste e O Farol - O cinema preto e branco como gesto artístico e suas implicações no trabalho do diretor de fotografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Roberto Robalinho-
Autor(es): dc.contributorRebelatto, Francieli-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Igor Gomes-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Giulia Donato de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919241-
Descrição: dc.descriptionO preto e branco se tornou um tabu na indústria cinematográfica desde o final da década de sessenta, mas uma leva de filmes em tons de cinza tem marcado presença em grandes premiações nos últimos quinze anos. O presente trabalho investiga o uso da imagem acromática como recurso estético e narrativo no cinema contemporâneo e suas implicações na direção de fotografia. Através de uma análise dos filmes Sudoeste (Eduardo Nunes, 2011) e O Farol (Robert Eggers, 2019), examina-se como a imagem em preto e branco colabora com suas narrativas e de que forma essa escolha fotográfica foi executada, discutindo o suporte de captação escolhido e outros aspectos técnicos e criativos como iluminação e enquadramento. Compreender como a fotografia acromática é múltipla enriquece o vocabulário de referências dos realizadores e dos diretores de fotografia. É um recurso a mais que pode ser acionado pelos realizadores na construção de sentido de suas histórias.-
Descrição: dc.descriptionBlack and white became a taboo in the film industry since the late sixties, but a group of monochrome films has been making a presence at major awards in the last fifteen years. This paper investigates the use of achromatic imagery as an aesthetic and narrative tool in contemporary cinema and its implications in cinematography. Through an analysis of the films Southwest (Eduardo Nunes, 2011) and The Lighthouse (Robert Eggers, 2019), it examines how black and white imagery contributes to their narratives and how this photographic choice was executed, discussing the chosen capture medium and other technical and creative aspects such as lighting and framing. Understanding how achromatic photography is versatile enriches the vocabulary of references of directors and cinematographers. It is an additional resource that can be employed by filmmakers in constructing meaning in their stories.-
Descrição: dc.description79 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireção de fotografia-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectPreto e branco-
Palavras-chave: dc.subjectMonochrome-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCinematografia-
Palavras-chave: dc.subjectCinematografia digital-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de cinema-
Palavras-chave: dc.subjectCinematography-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectBlack and white-
Palavras-chave: dc.subjectMonochrome-
Título: dc.titleSudoeste e O Farol - O cinema preto e branco como gesto artístico e suas implicações no trabalho do diretor de fotografia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.