Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sisko, Valentin | - |
Autor(es): dc.contributor | Albi de Oliveira Souza, Mariana | - |
Autor(es): dc.contributor | Aurélio dos Santos Sanfins, Marco | - |
Autor(es): dc.creator | Dolores, Italo de Moraes | - |
Autor(es): dc.creator | Dolores, Italo de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:39:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:39:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35294 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919220 | - |
Descrição: dc.description | Os testes de hipóteses são amplamente utilizados para realizar inferências na população em estudo. Em particular, os Testes de Aderência constituem parte fundamental de orientação para demais investigações sobre as distribuições de probabilidade, por isso, o conhecimento metodológico é fundamental para análises fidedignas. Neste trabalho, foi estudado o Teste de Aderência de Qui-quadrado de Pearson tanto no caso de parâmetros conhecidos quanto no caso de parâmetros estimados. Esta pesquisa, resume-se como um trabalho investigativo para fornecer informações sobre o Teste de Aderência de Qui-quadrado de Pearson, ilustrar as conclusões dos teoremas e realizar revisão literária. Após extensivas revisões literárias, notou-se a importância da diferença entre os Testes de Aderência com e sem estimação de parâmetros, por isso, realizou-se simulações computacionais para ilustrar esta diferença. Nas simulações realizadas, fica evidente a diferença entre os números de graus de liberdade das distribuições Qui-quadrado para quais as estatísticas de testes nos casos sem estimação e com estimação de parâmetros convergem assintoticamente. Pode-se concluir que os nossos resultados das simulações computacionais coincidiram com os resultados teóricos descritos na literatura. | - |
Descrição: dc.description | 52 f, | - |
Descrição: dc.description | 52 f, | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teste de Aderência de Qui-quadrado de Pearson. Teoria Assintótica. Revisão Bibliográfica. Simulação computacional | - |
Título: dc.title | Teoria assintótica: uma abordagem em testes de aderência. | - |
Título: dc.title | Teoria assintótica: uma abordagem em testes de aderência. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: