Bebês, educação e cidadania: uma análise crítica a partir do percurso formativo e trajetória de vida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de-
Autor(es): dc.contributorSchueler, Alessandra Frota Martinez de-
Autor(es): dc.creatorBarcala, Tayuana Caroline Gomes de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919208-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia faz uma análise crítica sobre o lugar social do bebê, sua cidadania e educação partindo do percurso formativo dentro do curso de Pedagogia na Universidade Federal Fluminense localizada em Niterói-RJ. O bebê emerge através da experiência de vida acadêmica e pessoal da autora com a chegada da maternidade e de inúmeras questões, tais como: uma educação voltada aos bebês; a falta de prerrogativa a respeito deles dentro da universidade no que tange ao currículo; sua invisibilização no âmbito legal e social; sobre seu lugar na sociedade; dentre outras. Trata-se de uma revisão bibliográfica que analisa e reflete alguns aspectos dos documentos legais oficiais de cunho nacional como a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), e o Plano Nacional de Educação do decênio 2014-2024. Nesta revisão, a fundamentação teórica dialoga com as áreas da Psicanálise, da Antropologia, da Etnografia e da Educação como ferramenta para triangulação dos olhares a respeito da constituição subjetiva de ser bebê. Esse diálogo ocorre com os autores como Donald Woods Winnicott (1983- 1999-2000-2014-2019), Tim Ingold (2019), Gottlieb (2009), Emmi Pikler (2016-2021), Sonia Kramer (1989-2011), Zilma Oliveira e Maria Rossetti-Ferreira (1986), Jobim e Souza (1988), Fúlvia Rosemberg (1989-2015) e Biroli (2018). Conclui que esta monografia enquanto exploratória reflete sobre caminhos que cheguem ao bebê que respeitem sua cidadania buscando compreender como sua legitimação enquanto categoria poderia transformar sua realidade e contribuir no processo de sensibilização dos olhares a seu respeito.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph makes a critical analysis of the social place of the baby, its citizenship and education starting from the formative course within the Pedagogy course at the Fluminense Federal University located in Niterói-RJ. The baby emerges through the author's academic and personal experience of life with the arrival of maternity and numerous questions, such as: an education focused on babies; the lack of prerogative about them within the university regarding the curriculum; their invisibility in the legal and social level; about your place in society; among others. It is a bibliographic review that analyzes and reflects some aspects of official legal documents as the Federal Constitution (1988), the Law of Guidelines and Bases (1996), and the National Education Plan of the 2014-2024 Decade. In this review, the theoretical foundation dialogues with the areas of psychoanalysis, anthropology, ethnography and education as a tool for triangulation of looks regarding the subjective constitution of being a baby. This dialogue occurs with the authors such as Donald Woods Winnicott (1983-1999-2000-2014-2019), Tim Ingold (2019), Gottlieb (2009), Emmi Pikler (2016-2021), Sonia Kramer (1989-2011), Zilma Oliveira and Maria Rossetti-Ferreira (1986), Jobim and Souza (1988), Fulvia Rosemberg (1989- 2015) and Biroli (2018). It concludes that this monograph as an exploratory reflects on paths that come to the baby who respect their citizenship seeking to understand how their legitimation as a category could transform their reality and contribute to the process of awareness of glances.-
Descrição: dc.description80 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBebês-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLactente-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectBabies-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic education-
Palavras-chave: dc.subjectSociety-
Título: dc.titleBebês, educação e cidadania: uma análise crítica a partir do percurso formativo e trajetória de vida-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.