Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Daniela Juliano | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4620285328081573 | - |
Autor(es): dc.contributor | Monica, Eder Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3547672971050734 | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Bianca Kremer Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0507931924473473 | - |
Autor(es): dc.creator | Daher, Luis Eduardo De Souza Leite Trancoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:39:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:39:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33988 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919194 | - |
Descrição: dc.description | No contexto de sociedade em rede, faz-se necessário abordar a interferência da chamada propaganda computacional, principalmente no que se refere à sua complexificação pela ação de agentes autônomos, mais conhecidos como “Agentes Inteligentes de Informação” ou até mesmo “bots sociais”. Desta forma, o tema central deste trabalho será a regulação dos bots sociais no contexto eleitoral. O trabalho será dividido em 3 (três) partes: (i) A Dinâmica das redes: o enredo de uma eleição no Século XXI; (ii) A Lei Geral De Proteção De Dados e o contexto eleitoral; (iii) A Construção de Modelos Regulatórios e o Papel do Direito no Uso de Bots Sociais. O objetivo da investigação é o de levantar dados e bibliografia por meio de revisão bibliográfica e aplicar o método dedutivo, para melhor compreender e discutir o fenômeno de interferência dos bots sociais no processo democrático, que deve ser visto com um olhar atento à governança das redes. Além disso, é imprescindível discutir maneiras de regular o uso destas tecnologias de modo que não se restrinja a liberdade de expressão nas redes e se resguarde os dados pessoais, além de prevenir abusos nas redes. Entende-se que a melhor forma de regular este fenômeno é por meio do que chamamos de “metarregulação” ou “autorregulação regulada”, em que se traçam balizas para orientar a regulação por meio da iniciativa privada, que terá papel ativo na moderação e gerenciamento de seus ambientes virtuais | - |
Descrição: dc.description | In the context of a network society, it is necessary to address the interference of the so-called computational propaganda, especially regarding its complexification by the action of autonomous agents, better known as “Intelligent Information Agents” or even “social bots”. Thus, the central theme of this work will be the regulation of social bots in the electoral context. The work will be divided into 3 (three) parts: (i) The Dynamics of networks: the plot of an election in the 21st century; (ii) The General Data Protection Law and the electoral context; (iii) The Construction of Regulatory Models and the Role of Law in the Use of Social Bots. The objective of the investigation is to collect data and bibliography through a bibliographic review and apply the deductive method, to better understand and discuss the phenomenon of interference of social bots in the democratic process, which must be seen with a close eye on the governance of etworks. In addition, it is essential to discuss ways to regulate the use of these technologies so that freedom of expression on the networks is not restricted and personal data is safeguarded, in addition to preventing abuse on the networks. It is understood that the best way to regulate this phenomenon is through what we call “meta-regulation” or “regulated self-regulation”, in which guidelines are drawn to guide regulation through the private sector, which will play an active role in moderation and management. of their virtual environments | - |
Descrição: dc.description | 93 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bots Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake News | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGPD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eleições | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede social on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Justiça eleitoral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regulação jurídica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social bots | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake News | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGPD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elections | - |
Título: dc.title | Regulação de bots sociais no contexto eleitoral | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: