Fauna observada na natureza de Miracema: conhecimento e preservação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.creatorMotta, Amanda Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34778-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919186-
Descrição: dc.descriptionO Município de Miracema, localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro, mesorregião Noroeste Fluminense está inserido no bioma Mata Atlântica que possui elevado valor histórico e socioeconômico. Desde o início de sua colonização, a Mata Atlântica no Noroeste Fluminense começou a ser destruída, e isso prosseguiu ao longo dos anos com a urbanização, construção de cidades e o processo de industrialização. Esses fatores contribuíram para a fragmentação dessa floresta que hoje possui 7% de áreas conservadas. Contendo várias espécies endêmicas, muitas espécies de mamíferos, anfíbios, peixes, pássaros, entre outras, são consideradas em risco de extinção. No presente trabalho procurou-se responder às seguintes perguntas: os alunos do ensino médio conhecem a fauna de Miracema? A utilização de um blog pode auxiliar no ensino-aprendizagem da fauna local? Foi utilizada a metodologia dos três momentos pedagógicos, onde inicialmente investigou-se o conhecimento prévio dos alunos por meio de um questionário, em seguida foi apresentada uma palestra com recursos tecnológicos, e, para finalizar foi solicitado a redação de um parágrafo para ser analisado pela metodologia do discurso do sujeito coletivo. Foi possível constatar, a partir dos resultados, que a maioria dos alunos não conhece a fauna do município, além de confundirem a fauna silvestre com espécies domésticas. Durante a palestra, os alunos foram convidados a realizarem uma pesquisa no blog para conhecer a fauna miracemense. A análise do discurso do sujeito coletivo permitiu concluir que o trabalho atingiu seu objetivo, isto é, divulgar a fauna registrada em Miracema, estimular a pesquisa e a participação dos estudantes no ensino de ciências, contribuir para educação ambiental e a preservação das espécies presentes no município.-
Descrição: dc.descriptionThe Municipality of Miracema, interior of the state of the Rio de Janeiro, Fluminense Northwest Mesoregion is inserted in The Atlantic Forest Biona that has high historical and socioeconomic value. Since the beginning of its colonization, the Atlantic forest in Northeastern Fluminense began to be destroyed and continued over the years with urbanization, construction of cities and the industrialization process. These factors contributed to the fragmentation of the forest wich has 7% conserved areas Containing several endogenous species, many species of mammals, amphibians, fishes, birds, among others considered at risk of extinction. In the present work we tried to answer the following question: The students of the second year high school to know the fauna of Miracema? The methodology of the three pedagogical moments was used, where enitiolly it was investigated whether the students prior knowledge through a questionaire, then a lecture was presented with tecnological resources and to conclude, a list of a paragraph was requested to be analyzed the methodology of the discourse of the collective subject. It was possible to verify from the results, that the majority of the students don´t know the fauna of the municipality, in addition to confusing the wild fauna with domestics species. During the lecture, students were invited to carry out a search on the blog to learn about the city´s fauna. The analyzes of the collective subjects discourse allowed us to conclude that the work reached its objective, that is, disseminate the fauna recorded in Miracema, encourage research and student participation in Science teaching, contribute to environmental education and the presentation of species presente in the municipality.-
Descrição: dc.description28 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectfauna local-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversity-
Palavras-chave: dc.subjectlocal fauna-
Palavras-chave: dc.subjecteducation-
Título: dc.titleFauna observada na natureza de Miracema: conhecimento e preservação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.