Pontes que separam: uma análise do acesso à produção literária campista através de uma experiência de escrita em uma escola periférica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDeolindo, Jacqueline da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3185355993455315-
Autor(es): dc.contributorPaiva, A.L.S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorLemos, Carlos Eugênio Soares de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/./5526300868300372-
Autor(es): dc.creatorSilva, Anna Klara Alvarenga da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:39:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:39:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919185-
Descrição: dc.descriptionCampos dos Goytacazes, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, é uma cidade rica em cultura e produção literária. Considerando a escrita uma das principais instituições que regem a sociedade, esta monografia teve como proposta realizar uma análise da importância do acesso à literatura e uma reflexão sobre a existência de espaços voltados à divulgação da literatura local. Como trabalho de campo, foi verificada a inserção destas obras no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais da educação básica por meio de um projeto realizado com o 5° ano da Escola Municipal Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo, localizada na Avenida Alberto Chebabe s/n, localidade também conhecida como KM8, às margens da Rodovia Governador Mário Covas, BR 101. O projeto teve como objetivo realizar uma experiência de escrita autoral com os alunos utilizando as ferramentas disponíveis na Unidade Escolar. Ao final, foi perceptível a falta de divulgação e acesso a obras locais e a não existência de lugares voltados ao consumo de literatura acessíveis na cidade, demonstrando a importância de investimentos e criação de ações voltados à literatura e escrita e a criação de espaços que tornem tais obras literárias mais acessíveis a produção autoral possível desde os primeiros anos escolares. O trabalho acompanha um produto: um pequeno ebook com minicontos escritos pelos alunos da turma estudada.-
Descrição: dc.descriptionCampos dos Goytacazes, located in the interior of the state of Rio de Janeiro, is a city rich in culture and literary production. Considering writing one of the main institutions that govern society, this monograph aimed to analyze the importance of access to literature and reflect on the existence of spaces dedicated to the dissemination of local literature. As field work, the insertion of these works in the teaching-learning process in the initial years of basic education was verified through a project carried out with the 5th year of Escola Municipal Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo, located on Avenida Alberto Chebabe s/ n, a location also known as KM8, on the banks of Rodovia Governador Mário Covas, BR 101. The project aimed to carry out an authorial writing experience with students using the tools available at the School Unit. In the end, it was noticeable the lack of dissemination and access to local works and the non-existence of accessible places dedicated to the consumption of literature in the city, demonstrating the importance of investments and creation of actions focused on literature and writing and the creation of spaces that make such literary works are more accessible to authorial production as possible from the first school years. The work accompanies a product: a small ebook with short stories written by students in the class studied.-
Descrição: dc.description50-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação. Literatura. Letramento. Campos dos Goytacazes. Produção literária local-
Palavras-chave: dc.subjectEducation. Literature. Literacy. Campos dos Goytacazes. Local literary production-
Título: dc.titlePontes que separam: uma análise do acesso à produção literária campista através de uma experiência de escrita em uma escola periférica.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.