A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marcos Marques de-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.creatorSilva, André Luiz Santos Alencar Moreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:38:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:38:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34736-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919171-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visa analisar uma experiência de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma turma de uma escola do município de Angra dos Reis. O objetivo é compreender como se dá o processo de alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva histórica, bem como os desafios na implementação desta política. O tema foi escolhido pela necessidade de se compreender a importância da alfabetização para jovens, adultos e idosos. Historicamente, as primeiras experiências com a alfabetização deste público datam da década de 1940, inicialmente com o objetivo de fazer com que mais pessoas tivessem direito a votar, pois até aquela época analfabetos não possuíam direito ao voto. Com o tempo diferentes iniciativas de políticas de alfabetização foram implementadas e sendo modificadas de acordo com os governos que entraram em vigor no país. É importante ressaltar que a quantidade de pessoas que nunca foram alfabetizadas é bastante elevada e isso fica evidente no município de Angra dos Reis. O motivo que me levou a pesquisar sobre esse tema foi a partir de um questionamento sobre como se dá a alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis, mais especificamente no bairro Parque Mambucaba, onde resido atualmente, levando em consideração o público diversificado da alfabetização de jovens e adultos nesta localidade..A pesquisa foi desenvolvida no CIEP 495 Alberto da Vieira Guignard, no bairro Parque Mambucaba em Angra dos Reis. Foram feitas análises acerca das aulas e de algumas situações ocorridas ao longo da pesquisa, que consistiu em um trabalho de campo em que observei a experiência em desenvolvimento.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze a literacy experience in Youth and Adult Education (EJA) in a class at a school in the city of Angra dos Reis. The objective is to understand how the literacy process for young people and adults takes place from a historical perspective, as well as the challenges in implementing this policy. The theme was chosen due to the need to understand the importance of literacy for young people, adults and the elderly. Historically, the first experiences with literacy for this public date back to the 1940s, initially with the aim of giving more people the right to vote, as until that time illiterate people did not have the right to vote. Over time, different literacy policy initiatives were implemented and modified according to the governments that came into force in the country. It is important to highlight that the number of people who have never been literate is quite high and this is evident in the municipality of Angra dos Reis. The reason that led me to research this topic was based on a question about how literacy is provided for young people and adults in the municipality of Angra dos Reis, more specifically in the Parque Mambucaba neighborhood, where I currently live, taking into account the diverse public of literacy among young people and adults in this location. The research was carried out at CIEP 495 Alberto da Vieira Guignard, in the Parque Mambucaba neighborhood in Angra dos Reis. Analyzes were made about the classes and some situations that occurred throughout the research, which consisted of field work in which I observed the experience in development.-
Descrição: dc.description31-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização-
Palavras-chave: dc.subjecteducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectanalfabetismo-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-
Palavras-chave: dc.subjectAngra dos Reis (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectliteracy-
Palavras-chave: dc.subjectyouth and adult education-
Palavras-chave: dc.subjectilliteracy-
Palavras-chave: dc.subjecteducation-
Palavras-chave: dc.subjectAngra dos Reis (RJ)-
Título: dc.titleA experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.