Candomblé no samba-enredo: uma análise semiolinguística dos imaginários sociodiscursivos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Fábio André Cardoso-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Eveline Coelho-
Autor(es): dc.creatorSantos, André Luiz dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:38:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:38:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35615-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919155-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é fazer uma análise, baseada na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso e nos estudos das Epistemologias do Sul, de como alguns sambas-enredo, subgênero do samba, auxiliam na desconstrução dos estereótipos criados acerca do candomblé. Além disso, propõe-se uma reflexão sobre a importância do conhecimento dessa matriz religiosa para a formação da identidade negra no país. Serão analisados dois sambas-enredo neste trabalho, Agbayê - Dos Orixás Renasce a Vida, GRES Arame de Ricardo, 2018 e Xangô, GRES Acadêmicos do Salgueiro, 2019. Para tanto, convém traçar caminhos para ratificar que o samba-enredo é um gênero discursivo de representatividade da cultura negra e não só uma música criada para entretenimento. Deste modo, acredita-se ser possível verificar como as canções carnavalescas constroem imaginários discursivos que promovem a quebra dos paradigmas equivocados sobre a doutrina religiosa.-
Descrição: dc.descriptionCe travail a comme objectif analyser, avec les bases de la Théorie Sémiolinguistique de l’Analyse du Discours et les études des Épistémologies du Sud, comment quelques sambas- enredo, sous-genre du samba, aident dans la déconstruction des stéréotypes créés autour du candomblé. En outre, ce travail propose une réflexion sur l’importance de la connaissance de cette base réligieuse pour la formation de l’identité noire dans le pays. Ils seront analysés deux sambas-enredo dans ce travail, Agbayê - Dos Orixás Renasce a Vida, GRES Arame de Ricardo, 2018 et Xangô, GRES Acadêmicos do Salgueiro, 2019. Pour ce faire, il est convenable de dessiner des chemins pour affirmer encore une fois que le samba-enredo est un genre du discours de représentativité de la culture noire et pas seulement une musique créée pour l’entretien. De cette façon, on croit être possible vérifier comment ces chansons issues du carnaval construisent des imaginaires discursifs qui promeuvent la rupture des paradigmes pas correctes sur la doctrine réligieuse.-
Descrição: dc.description132 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCandomblé-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-enredo-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos-
Palavras-chave: dc.subjectImaginários-
Palavras-chave: dc.subjectCandomblé-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de samba-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectCandomblé-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-enredo-
Palavras-chave: dc.subjectSémiolinguístique-
Palavras-chave: dc.subjectStéréotypes-
Palavras-chave: dc.subjectImaginaires-
Título: dc.titleCandomblé no samba-enredo: uma análise semiolinguística dos imaginários sociodiscursivos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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