Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Feres, Beatriz dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Fábio André Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Eveline Coelho | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, André Luiz dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:38:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:38:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35615 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919155 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é fazer uma análise, baseada na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso e nos estudos das Epistemologias do Sul, de como alguns sambas-enredo, subgênero do samba, auxiliam na desconstrução dos estereótipos criados acerca do candomblé. Além disso, propõe-se uma reflexão sobre a importância do conhecimento dessa matriz religiosa para a formação da identidade negra no país. Serão analisados dois sambas-enredo neste trabalho, Agbayê - Dos Orixás Renasce a Vida, GRES Arame de Ricardo, 2018 e Xangô, GRES Acadêmicos do Salgueiro, 2019. Para tanto, convém traçar caminhos para ratificar que o samba-enredo é um gênero discursivo de representatividade da cultura negra e não só uma música criada para entretenimento. Deste modo, acredita-se ser possível verificar como as canções carnavalescas constroem imaginários discursivos que promovem a quebra dos paradigmas equivocados sobre a doutrina religiosa. | - |
Descrição: dc.description | Ce travail a comme objectif analyser, avec les bases de la Théorie Sémiolinguistique de l’Analyse du Discours et les études des Épistémologies du Sud, comment quelques sambas- enredo, sous-genre du samba, aident dans la déconstruction des stéréotypes créés autour du candomblé. En outre, ce travail propose une réflexion sur l’importance de la connaissance de cette base réligieuse pour la formation de l’identité noire dans le pays. Ils seront analysés deux sambas-enredo dans ce travail, Agbayê - Dos Orixás Renasce a Vida, GRES Arame de Ricardo, 2018 et Xangô, GRES Acadêmicos do Salgueiro, 2019. Pour ce faire, il est convenable de dessiner des chemins pour affirmer encore une fois que le samba-enredo est un genre du discours de représentativité de la culture noire et pas seulement une musique créée pour l’entretien. De cette façon, on croit être possible vérifier comment ces chansons issues du carnaval construisent des imaginaires discursifs qui promeuvent la rupture des paradigmes pas correctes sur la doctrine réligieuse. | - |
Descrição: dc.description | 132 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Candomblé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba-enredo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estereótipos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Candomblé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola de samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Candomblé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba-enredo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sémiolinguístique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stéréotypes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginaires | - |
Título: dc.title | Candomblé no samba-enredo: uma análise semiolinguística dos imaginários sociodiscursivos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: