
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Adriana Pereira de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Carlos Bazilio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Eduardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Thaynara Alexandre | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:38:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:38:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33559 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919150 | - |
| Descrição: dc.description | Engenharia de software é uma disicplina difícil de ser ensinada para os alunos, pois tem uma grande quantidade de conteúdo teórico, poucas propostas inovativas disponibilizadas e muitos níveis de abstração necessários. Aplicar o conteúdo teórico para produzir as especificações e modelos de um software é um dos desafios que o aluno encontra durante seu curso. Além disso, o uso de aulas expositivas torna o ensino desse conteúdo cansativo e pouco efetivo. A partir da observação dessas nuances no aprendizado nasce esse trabalho, com a proposta de uma estratégia de ensino a partir de práticas didáticas e a então, desenvolver um sistema que apoia o compartilhamento dessas práticas didáticas e seus respectivos materiais para auxiliar professores de ES a tornar suas aulas mais dinâmicas e incentivar os alunos a participar ativamente da construção do seu conhecimento | - |
| Descrição: dc.description | Software engineering is hard to teach students, because many levels of abstraction are required. In addition to, it has a large amount of theoretical resources but a small innovations content are proposed. Applying the theoretical content to produce specifications and software models in practice is the first challenge that students encounter during their course. Moreover, the use of expository classes makes teaching content tiring and small effective. Watching these problems at the learning process, this work proposes to support software engineering teachers to try solve it. With a proposed strategy of teaching using didactic practice this system was developed to support the sharing of these didactic practice and the own didacts resources to support the software engineering teachers to turn the dynamic classes and to encourage students to actively participate in building their knowledge | - |
| Descrição: dc.description | 69 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Software | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas Didáticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software Engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didactic practices | - |
| Título: dc.title | SACPD - Sistema colaborativo para compartilhamento de práticas didáticas em engenharia de software | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: