SACPD - Sistema colaborativo para compartilhamento de práticas didáticas em engenharia de software

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Adriana Pereira de-
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos Bazilio-
Autor(es): dc.contributorMarques, Eduardo-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Thaynara Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:38:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:38:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33559-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919150-
Descrição: dc.descriptionEngenharia de software é uma disicplina difícil de ser ensinada para os alunos, pois tem uma grande quantidade de conteúdo teórico, poucas propostas inovativas disponibilizadas e muitos níveis de abstração necessários. Aplicar o conteúdo teórico para produzir as especificações e modelos de um software é um dos desafios que o aluno encontra durante seu curso. Além disso, o uso de aulas expositivas torna o ensino desse conteúdo cansativo e pouco efetivo. A partir da observação dessas nuances no aprendizado nasce esse trabalho, com a proposta de uma estratégia de ensino a partir de práticas didáticas e a então, desenvolver um sistema que apoia o compartilhamento dessas práticas didáticas e seus respectivos materiais para auxiliar professores de ES a tornar suas aulas mais dinâmicas e incentivar os alunos a participar ativamente da construção do seu conhecimento-
Descrição: dc.descriptionSoftware engineering is hard to teach students, because many levels of abstraction are required. In addition to, it has a large amount of theoretical resources but a small innovations content are proposed. Applying the theoretical content to produce specifications and software models in practice is the first challenge that students encounter during their course. Moreover, the use of expository classes makes teaching content tiring and small effective. Watching these problems at the learning process, this work proposes to support software engineering teachers to try solve it. With a proposed strategy of teaching using didactic practice this system was developed to support the sharing of these didactic practice and the own didacts resources to support the software engineering teachers to turn the dynamic classes and to encourage students to actively participate in building their knowledge-
Descrição: dc.description69 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Software-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Didáticas-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectTeach-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic practices-
Título: dc.titleSACPD - Sistema colaborativo para compartilhamento de práticas didáticas em engenharia de software-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.