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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Maffei, Luís Cláudio de Sant’Anna | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedrosa, Celia de Moraes Rego | - |
Autor(es): dc.contributor | Vasconcelos, Viviane da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Izidoro, Júlia Dutra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:38:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:38:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34481 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919109 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa é dedicada a analisar os modos de narrar o “dissenso”, conceito de Jacques Rancière, presentes na escrita da poeta portuguesa contemporânea Golgona Anghel. Nas obras Como uma flor de plástico na montra de um talho (2013), Vim porque me pagavam (2011) e Nadar na piscina dos pequenos (2017) serão analisados poemas que mantém uma narratividade dialogada com a “racionalidade do dissenso”. Rancière recorre a uma análise minuciosa da eficácia estética quando associada ao fazer político em sua origem: o reconhecimento da não igualdade e da importância de romper com as “cenas de palavras” que mantêm a “máquina da explicação”, fundamentada na luta de classes e, ao mesmo tempo, na sua perpetuação. Para o filósofo francês contemporâneo, essa máquina é paradoxal quando pretende organizar os espaços sensíveis a fim de emancipar os sujeitos e ampliar a democracia. É necessário, portanto, não o consenso de uma “democracia representativa”, mas o dissenso de uma política da palavra, no campo da arte e da poesia, de uma “política do poema”. Os gestos de Golgona Anghel e suas influências no campo do cinema, da filosofia e da própria poesia contemporânea, convidam o leitor a desarticular a “máquina da explicação” e, através da ironia como cena, perceber os manejos da construção de subjetividade e as consequências angustiantes desse processo na vida comum. Serão considerados como eixos temáticos: cena, igualdade, política, angústia e tempo. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This research is dedicated to analyzing the ways of narrating “dissensus”, a concept by Jacques Rancière, present in the writing of the contemporary portuguese poet Golgona Anghel. In the works Like a plastic flower in a butcher's window (2013), I came because they paid me (2011) and Swim in the children's pool (2017), poems that maintain a narrative dialogue with the “rationality of dissent” will be analyzed. Rancière resorts to a thorough analysis of aesthetic effectiveness when associated with political action in its origin: the recognition of non-equality and the importance of breaking with the “scenes of words” that maintain the “machine of explanation”, based on the class struggle and, at the same time, in its perpetuation. For the contemporary French philosopher, this machine is paradoxical when it aims to organize sensitive spaces in order to emancipate subjects and expand democracy. It is necessary, therefore, not the consensus of a “representative democracy”, but the dissent of a politics of words, in the field of art and poetry, of a “politics of the poem”. Golgona Anghel's gestures and her influences in the field of cinema, philosophy and contemporary poetry itself, invite the reader to dismantle the “machine of explanation” and, through irony as a scene, perceive the management of the construction of subjectivity and the consequences distressing aspects of this process in common life. They will be considered as thematic axis: scene, equality, politics, anguish and time. | - |
Descrição: dc.description | 100 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissenso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestos e vozes poéticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cena da palavra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo e política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia Portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anghel, Golgona 1979 - | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetic gestures and voices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Word scene | - |
Palavras-chave: dc.subject | Time and politics | - |
Título: dc.title | "No fim vamos ser todos perdoados": vozes do dissenso na poesia de Golgona Anghel | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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