Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Hadija Chalupe da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cesário, Lia Bahia | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardenuto Filho, Reinaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Couto, Sofia Cardoso de Gouveia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:38:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:38:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35061 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919107 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta monografia é colocar em evidência as dinâmicas de poder e as relações que os profissionais de cinema e audiovisual estabelecem entre si e com o produto de seu trabalho em diferentes arranjos de produção. Serão analisadas as relações entre o campo de produção econômica e o campo cinematográfico para a compreensão da relação entre arte e trabalho produtivo. A pesquisa procura entender a divisão do trabalho em cinema e a formação de hierarquias simbólicas nas equipes de produção, a fim de identificar os modos de exploração do trabalho em modelos de gestão não-hegemônicos. Para tanto, tomamos como referência, teorias acerca da sociologia do trabalho, economia e cultura, bem como estudos sobre a história do cinema brasileiro; cinema independente e a questão do autor; os sistemas de relações informais e registros sobre organização coletiva dos profissionais do audiovisual. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this paper is to highlight the power dynamics in audiovisual productions as well as the relations that film and audiovisual professionals establish with each other and with the product of their work in different production arrangements. The connections between the economic production field and the cinema field will be analysed in order to understand the relationship between art and productive labour. The study aims to understand the division of labour and hierarchy formations in non-hegemonic management systems. To do so, we take as reference theories on sociology of work, economy and culture, as well as studies on history of Brazilian cinema; independent cinema and the author issue; the informal relations systems and records on the collective organisation of audiovisual professionals. | - |
Descrição: dc.description | 62 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modos de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campo cinematográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinematografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção econômica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modes of production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Division of labour | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinematographic field | - |
Título: dc.title | O trabalho que o cinema dá: dinâmicas de poder e modos de exploração do trabalhador-artista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: