O trabalho que o cinema dá: dinâmicas de poder e modos de exploração do trabalhador-artista

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Hadija Chalupe da-
Autor(es): dc.contributorCesário, Lia Bahia-
Autor(es): dc.contributorCardenuto Filho, Reinaldo-
Autor(es): dc.creatorCouto, Sofia Cardoso de Gouveia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:38:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:38:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35061-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919107-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta monografia é colocar em evidência as dinâmicas de poder e as relações que os profissionais de cinema e audiovisual estabelecem entre si e com o produto de seu trabalho em diferentes arranjos de produção. Serão analisadas as relações entre o campo de produção econômica e o campo cinematográfico para a compreensão da relação entre arte e trabalho produtivo. A pesquisa procura entender a divisão do trabalho em cinema e a formação de hierarquias simbólicas nas equipes de produção, a fim de identificar os modos de exploração do trabalho em modelos de gestão não-hegemônicos. Para tanto, tomamos como referência, teorias acerca da sociologia do trabalho, economia e cultura, bem como estudos sobre a história do cinema brasileiro; cinema independente e a questão do autor; os sistemas de relações informais e registros sobre organização coletiva dos profissionais do audiovisual.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this paper is to highlight the power dynamics in audiovisual productions as well as the relations that film and audiovisual professionals establish with each other and with the product of their work in different production arrangements. The connections between the economic production field and the cinema field will be analysed in order to understand the relationship between art and productive labour. The study aims to understand the division of labour and hierarchy formations in non-hegemonic management systems. To do so, we take as reference theories on sociology of work, economy and culture, as well as studies on history of Brazilian cinema; independent cinema and the author issue; the informal relations systems and records on the collective organisation of audiovisual professionals.-
Descrição: dc.description62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModos de produção-
Palavras-chave: dc.subjectDivisão do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectCampo cinematográfico-
Palavras-chave: dc.subjectCinematografia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução econômica-
Palavras-chave: dc.subjectRelação de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectModes of production-
Palavras-chave: dc.subjectDivision of labour-
Palavras-chave: dc.subjectCinematographic field-
Título: dc.titleO trabalho que o cinema dá: dinâmicas de poder e modos de exploração do trabalhador-artista-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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