Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Miranda, Gisele dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Ana Paula Cabral Couto | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Victoria de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes Neto, Andrews Yuri Tamberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:38:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:38:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35765 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919106 | - |
Descrição: dc.description | O presente projeto investigou e produziu material didático para o ensino de química a partir da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), mais especificamente da plataforma PhET, que oferece simuladores como recurso didático tecnológico para as disciplinas de ciências e matemática, de forma gratuita e colaborativa, entre os alunos dos segmentos F2 e Médio. Por meio da investigação-ação-reflexão foi realizada a categorização dos simuladores por série-assunto, planejamento de atividades de apoio, atividades orientadas e livres (de modo a explorar os recursos e a interação-cooperação entre os estudantes e novas possibilidades de uso). Tais iniciativas objetivaram a participação efetiva dos estudantes frente aos problemas experimentais, discussão e reflexão sobre desafios sócio ambientais, pensamento crítico e conhecimento científico, além de oportunizar uma ampla formação docente baseada na vivência e na experimentação de diferentes metodologias ativas e das TICs | - |
Descrição: dc.description | This project investigated and produced didactic material for teaching chemistry using Information and Communication Technologies (ICTs), more specifically the PhET platform, which offers simulators as a technological didactic resource for science and mathematics disciplines, in a way free and collaborative, among students in the F2 and Medium segments. Through investigation-action-reflection, simulators were categorized by series-subject, planning of support activities, guided and free activities (in order to explore resources and interaction-cooperation between students and new possibilities of use) . Such initiatives aimed at the effective participation of students in the face of experimental problems, discussion and reflection on socio-environmental challenges, critical thinking and scientific knowledge, in addition to providing opportunities for broad teaching training based on experience and experimentation with different active methodologies and ICTs. | - |
Formato: dc.format | 14 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Título: dc.title | Utilização da plataforma PhET como recurso didático-pedagógico no ensino de Química: desafios e possibilidades | - |
Título: dc.title | Use of the phet platform as a resource didatic-pedagogical in chemistry teaching- challenge and possibilities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Outros | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: