Utilização da plataforma PhET como recurso didático-pedagógico no ensino de Química: desafios e possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMiranda, Gisele dos Santos-
Autor(es): dc.creatorPereira, Ana Paula Cabral Couto-
Autor(es): dc.creatorAlves, Victoria de Souza-
Autor(es): dc.creatorNunes Neto, Andrews Yuri Tamberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:38:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:38:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35765-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919106-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto investigou e produziu material didático para o ensino de química a partir da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), mais especificamente da plataforma PhET, que oferece simuladores como recurso didático tecnológico para as disciplinas de ciências e matemática, de forma gratuita e colaborativa, entre os alunos dos segmentos F2 e Médio. Por meio da investigação-ação-reflexão foi realizada a categorização dos simuladores por série-assunto, planejamento de atividades de apoio, atividades orientadas e livres (de modo a explorar os recursos e a interação-cooperação entre os estudantes e novas possibilidades de uso). Tais iniciativas objetivaram a participação efetiva dos estudantes frente aos problemas experimentais, discussão e reflexão sobre desafios sócio ambientais, pensamento crítico e conhecimento científico, além de oportunizar uma ampla formação docente baseada na vivência e na experimentação de diferentes metodologias ativas e das TICs-
Descrição: dc.descriptionThis project investigated and produced didactic material for teaching chemistry using Information and Communication Technologies (ICTs), more specifically the PhET platform, which offers simulators as a technological didactic resource for science and mathematics disciplines, in a way free and collaborative, among students in the F2 and Medium segments. Through investigation-action-reflection, simulators were categorized by series-subject, planning of support activities, guided and free activities (in order to explore resources and interaction-cooperation between students and new possibilities of use) . Such initiatives aimed at the effective participation of students in the face of experimental problems, discussion and reflection on socio-environmental challenges, critical thinking and scientific knowledge, in addition to providing opportunities for broad teaching training based on experience and experimentation with different active methodologies and ICTs.-
Formato: dc.format14 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Título: dc.titleUtilização da plataforma PhET como recurso didático-pedagógico no ensino de Química: desafios e possibilidades-
Título: dc.titleUse of the phet platform as a resource didatic-pedagogical in chemistry teaching- challenge and possibilities-
Tipo de arquivo: dc.typeOutros-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.