O Role Playing Game (RPG) como ferramenta lúdica para o ensino de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMacario, Kita Chaves Damasio-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabiana Monteiro de-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.creatorRocha, Renan Pedrosa Orengel da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:37:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:37:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919091-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma proposta de ensino de Física que utiliza um tipo de jogo conhecido como Role Playing Game (RPG) como uma ferramenta motivadora, lúdica e investigativa com o objetivo de: revisar conceitos já ensinados na sala de aula de uma forma que é usada em pesquisa científica, aproximar a sociedade da área de ciências através dos estudantes, redescobrir a curiosidade dos alunos e gerar questionamentos. Também busca vincular os conhecimentos aprendidos em sala de aula com o mundo lá fora, fazendo com que os conceitos e significados científicos possuam um valor maior do que um conteúdo de uma prova. Para isto, usaremos a área de datação de Carbono 14 por espectrometria de massas com aceleradores, pois é uma área de pesquisa multidisciplinar que envolve quase todas as disciplinas.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a Physics teaching proposal that uses a type of game such as Role Playing Game (RPG) as a motivating, playful and investigative tool with the objective of: reviewing concepts already taught in the classroom in a way that is used in scientific research, bringing society closer to the science area through students, rediscovering students' curiosity and generating questions. It also seeks to connect the knowledge learned in the classroom with the outside world, making scientific concepts and meanings have greater value than the content of an exam. For this, we will use a Carbon 14 data area by mass spectrometry with accelerators, as it is a multidisciplinary research area that involves almost all disciplines.-
Descrição: dc.description60 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Palavras-chave: dc.subjectLudicidade-
Palavras-chave: dc.subjectJogo Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDatação-
Palavras-chave: dc.subjectCarbono 14-
Palavras-chave: dc.subjectAMS-
Palavras-chave: dc.subjectRole playing-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em Física-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinar-
Palavras-chave: dc.subjectDatação de carbono 14 por AMS-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Palavras-chave: dc.subjectplayful-
Palavras-chave: dc.subjectEducation games-
Palavras-chave: dc.subjectDating-
Palavras-chave: dc.subject14 Carbon-
Palavras-chave: dc.subjectAMS-
Título: dc.titleO Role Playing Game (RPG) como ferramenta lúdica para o ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.