Estudando efeitos de borda em métricas de redes viárias

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Thadeu Josino Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9369928320175297-
Autor(es): dc.contributorSantos, Leonardo Bacelar Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9147853693310634-
Autor(es): dc.contributorSoares, Giovanni Guarnieri-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1181220331702027-
Autor(es): dc.contributorMartins, Adriano de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9245677535636963-
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5192328854991448-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5141456423899140-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Brenddon Érick Andrade de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:37:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:37:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919074-
Descrição: dc.descriptionDiferentes trabalhos aplicam a teoria de redes complexas em redes viárias, utilizandoa como fundamentação para gestão de instalações, planejamento de serviços e engenharia de transporte. As métricas de centralidade têm como objetivo mensurar o impacto que um nó exerce sobre o funcionamento da rede. Este trabalho investiga o comportamento das métricas de redes quando submetidas ao efeito de borda, visando compreender e mensurar perdas de informação ao realizar um recorte na rede espacial. Os recortes espaciais das redes viárias deste estudo são feitos utilizando a ferramenta OSMnx. Após a extração, aplicamos as medidas investigadas e realizamos incrementos de distância, implementando uma vizinhança cujo tamanho varia com as distâncias incrementadas. A comparação dos dados obtidos das medidas antes e após as implementações de vizinhança são produzidas através do RMSE e por diferenças diretas, expondo o quanto a rede integral está sendo afetada e quais conexões estão sofrendo maior influência desta vizinhança. Este método será aplicado em seis cidades, estando localizadas quatro no Brasil (São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro e Brasília), uma na Espanha (Barcelona) e uma nos EUA (Nova Iorque). Os resultados obtidos do RMSE demonstram que as métricas que independem dos menores caminhos como o grau, comunicabilidade e centralidade de subgrafo exibem um comportamento estável ao alcançar e manter um limite superior, apresentando variação relativamente baixa com o aumento do tamanho do recorte da rede. Por outro lado, as medidas de eficiência global, vulnerabilidade, closeness e betweenness mostram variações significativas em relação ao tamanho da rede. Na análise das conexões mais influenciadas pela vizinhança, como no RMSE, o grau, a comunicabilidade e a centralidade de subgrafo possuem nós com maior variação nos limites da rede de interesse. Nas medidas de eficiência, vulnerabilidade, closeness, e betweenness, não foi reconhecido nenhum padrão-
Descrição: dc.descriptionDifferent works apply the theory of complex networks to road networks, using it as a basis for facilities management, service planning, and transport engineering. Centrality metrics aim to measure the impact that a node has on the functioning of the network. This work investigates the behavior of network metrics when subjected to an edge effect, aiming to understand and measure information losses when performing a cut in the spatial network. The spatial sections of the road networks in this study are made using the OSMnx tool. After extraction, we apply the investigated measures and perform distance increments, implementing a neighborhood whose size varies with the increased distances. The comparison of data obtained from measurements before and after neighborhood implementations is produced through RMSE and direct differences, exposing how much the integral network is being affected and which connections are suffering the most significant influence from this neighborhood. This method will be applied to six cities, four of which are located in Brazil (São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro and Brasília), one in Spain (Barcelona) and one in the USA (New York). The results obtained from RMSE demonstrate that metrics that are independent of shortest paths, such as degree, communicability, and subgraph centrality, exhibit stable behavior when reaching and maintaining an upper limit, showing relatively low variation with increasing cut size from the network. On the other hand, measures of global efficiency, vulnerability, closeness and betweenness show significant variations in relation to network size. In the analysis of connections most influenced by the neighborhood, as in RMSE, the degree, communicability, and subgraph centrality have nodes with more significant variation in the limits of the network of interest. In the measures of efficiency, vulnerability, closeness, and betweenness, no pattern was recognized-
Descrição: dc.description54 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria de grafos-
Palavras-chave: dc.subjectRedes viárias-
Palavras-chave: dc.subjectMétricas de centralidade-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito de borda-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos grafos-
Palavras-chave: dc.subjectLógica matemática-
Palavras-chave: dc.subjectRoad networks-
Palavras-chave: dc.subjectCentrality measures-
Palavras-chave: dc.subjectBoundary effect-
Palavras-chave: dc.subjectGraph theory-
Título: dc.titleEstudando efeitos de borda em métricas de redes viárias-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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