Marketing digital e mídias sociais: de que forma o Clube de Regatas Vasco da Gama utiliza o TikTok para gerar engajamento virtual?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Mario Rubens de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCabral Filho, Adilson Vaz-
Autor(es): dc.contributorBastos, Lucas Lopes Albuquerque-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ana Alice Santos dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:37:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:37:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35674-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919060-
Descrição: dc.descriptionÉ fato que as redes sociais moldaram as formas de relacionamento entre os indivíduos, mas não somente das pessoas físicas, também das empresas e organizações que viram nas redes sociais novas maneiras de se comunicar com os seus consumidores e potenciais consumidores. Entre as redes sociais mais populares, temos o Facebook, o WhatsApp, o Instagram, o LinkedIn, o X (antigo Twitter) e o TikTok, que trouxe uma inovação no formato de consumo de conteúdo. A rede social, criada pela empresa chinesa ByteDance, bombou no Brasil ao longo da pandemia de covid-19 ao trazer vídeos curtos com variados conteúdos. Mesmo após o término da pandemia, a plataforma de vídeo continua fazendo sucesso. Entre as organizações que utilizam o TikTok, estão os clubes de futebol. O presente trabalho tem o objetivo de verificar de que forma o Clube de Regatas Vasco da Gama, um clube carioca, utiliza a rede social para gerar engajamento virtual na plataforma em questão, isto é, quais são os conteúdos publicados e quais são os comportamentos assumidos pelo cruzmaltino na rede que possibilitam o engajamento virtual, que por sua vez amplia o alcance da marca na plataforma e, consequentemente, viabiliza a conquista de novos torcedores, além de atingir possíveis parceiros e patrocinadores.-
Descrição: dc.description55 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing digital-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTik Tok-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento virtual-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing digital-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Título: dc.titleMarketing digital e mídias sociais: de que forma o Clube de Regatas Vasco da Gama utiliza o TikTok para gerar engajamento virtual?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.