Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas Mauricio | - |
Autor(es): dc.contributor | Mora, Tatiana Arenas | - |
Autor(es): dc.contributor | Jesus, Vitor Luis Bastos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Gabriel Ianzer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:37:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:37:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34362 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919054 | - |
Descrição: dc.description | Essa monografia apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de Física por meio da arte circense, nesse caso, utilizando o trapézio circense como instrumento pedagógico para introduzir o conceito de Conservação da Energia Mecânica. Adota, portanto, uma perspectiva transdisciplinar, com práticas pedagógicas contextualizadas, e que coloquem o estudante como protagonista no processo de aprendizagem. Através de atividades que nos exigem memória e lembrança, observação e experimentação corporal, os estudantes são convidados a aprofundarem e perceberem experiências cinestésicas, conectando as sensações físicas à teoria. A proposta é que, ao vivenciar sensações corporais, os alunos por meio de percepções sensoriais possam compreender o conceito de energia mecânica, ultrapassando meras abstrações e fórmulas. Esta proposta busca subverter a tendência educacional de priorizar as habilidades linguísticas e lógico-matemáticas, colocando como ponto chave a experiência sensorial no processo educativo. | - |
Descrição: dc.description | This monograph presents a pedagogical proposal for teaching Physics through circus art, in this case, using the circus trapeze as a pedagogical instrument to introduce the concept of Conservation of Mechanical Energy. It adopts, therefore, a transdisciplinary perspective, with contextualized pedagogical practices, and which place the student as the protagonist in the learning process. Through activities that require memory and remembrance, observation, and bodily experimentation, students are invited to deepen and perceive kinesthetic experiences, connecting physical sensations to theory. The proposal is that, by experiencing bodily sensations, students through sensory perceptions can understand the concept of mechanical energy, surpassing mere abstractions and formulas. This proposal seeks to subvert the educational tendency to prioritize linguistic skills and logical-mathematical abilities, placing sensory experience as a key point in the educational process. | - |
Descrição: dc.description | 77 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Cinestésica | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kinesthetic Intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bodily Activity | - |
Título: dc.title | Entre o Circo e a Física: Explorando a Conservação de Energia através do Trapézio Circense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: