Entre o Circo e a Física: Explorando a Conservação de Energia através do Trapézio Circense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSigaud, Lucas Mauricio-
Autor(es): dc.contributorMora, Tatiana Arenas-
Autor(es): dc.contributorJesus, Vitor Luis Bastos de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorFaria, Gabriel Ianzer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:37:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:37:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919054-
Descrição: dc.descriptionEssa monografia apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de Física por meio da arte circense, nesse caso, utilizando o trapézio circense como instrumento pedagógico para introduzir o conceito de Conservação da Energia Mecânica. Adota, portanto, uma perspectiva transdisciplinar, com práticas pedagógicas contextualizadas, e que coloquem o estudante como protagonista no processo de aprendizagem. Através de atividades que nos exigem memória e lembrança, observação e experimentação corporal, os estudantes são convidados a aprofundarem e perceberem experiências cinestésicas, conectando as sensações físicas à teoria. A proposta é que, ao vivenciar sensações corporais, os alunos por meio de percepções sensoriais possam compreender o conceito de energia mecânica, ultrapassando meras abstrações e fórmulas. Esta proposta busca subverter a tendência educacional de priorizar as habilidades linguísticas e lógico-matemáticas, colocando como ponto chave a experiência sensorial no processo educativo.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph presents a pedagogical proposal for teaching Physics through circus art, in this case, using the circus trapeze as a pedagogical instrument to introduce the concept of Conservation of Mechanical Energy. It adopts, therefore, a transdisciplinary perspective, with contextualized pedagogical practices, and which place the student as the protagonist in the learning process. Through activities that require memory and remembrance, observation, and bodily experimentation, students are invited to deepen and perceive kinesthetic experiences, connecting physical sensations to theory. The proposal is that, by experiencing bodily sensations, students through sensory perceptions can understand the concept of mechanical energy, surpassing mere abstractions and formulas. This proposal seeks to subvert the educational tendency to prioritize linguistic skills and logical-mathematical abilities, placing sensory experience as a key point in the educational process.-
Descrição: dc.description77 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCirco-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Cinestésica-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade corporal-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectCirco-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia mecânica-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectCircus-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy-
Palavras-chave: dc.subjectKinesthetic Intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectBodily Activity-
Título: dc.titleEntre o Circo e a Física: Explorando a Conservação de Energia através do Trapézio Circense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.