Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Murilo Alvarenga | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1138897474101598 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guabiroba, Ricardo César da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5864143450276283 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Adauto Farias | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6196055633133159 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4861632041856523 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Guilherme Lopes dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:37:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:37:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35743 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919046 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa é desenvolver e aplicar um modelo de prontidão digital no Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal do Mato Grosso (CUA-UFMT). Inspirado no conceito de transformação digital para tecnologias da Indústria 4.0, a pesquisa resultou em um sistema de autodiagnóstico web com o intuito de avaliar a prontidão digital da universidade nas dimensões de estratégia, processos, tecnologia e infraestrutura. Este modelo é constituído de 24 fatores auxiliando a gestão do CUA-UFMT na tomada de decisão baseada em dados. Procedimentos/Método para a Solução do Problema: O estudo exploratório utiliza uma abordagem qualitativa das opiniões dos especialistas, complementado com o tratamento objetivo dos dados do sistema e uso da Design Science Recearch. O modelo conceitual proposto adapta insights de modelos existentes na literatura e utiliza uma matriz 2x2 para identificar quatro níveis de prontidão digital: inicial, gerenciado, definido e integrado. O questionário, composto por 24 itens com escala intervalar de 0 a 10, foi avaliado por especialistas do campus. Após ajustes, foi desenvolvido um sistema de autodiagnóstico web em Python para coletar as opiniões de docentes e técnicos do campus. Resultados: A proposição de um Modelo de Prontidão Digital foi atingida, resultando na avaliação em nível inicial da unidade de análise. Também foi possível identificar categorias de prontidão digital, ajustando a aderência do modelo conceitual com especialistas, e desenvolvendo um protótipo de aplicação web, submetido a uma prova de conceito e que resultou na sinalização positiva da organização para continuidade da execução do estudo. Implicações Práticas: O artefato produzido combinou baixo custo e atendeu aos objetivos propostos. Alinhado com a linha de pesquisa Competitividade, Inovação e Empreendedorismo do mestrado profissional da Universidade Federal Fluminense (UFF). O produto garantiu rigor metodológico suficiente para enfrentar a ausência de uma política que avalie e mensure o nível de prontidão digital, refletindo a realidade atual do CUA-UFMT. Originalidade e Contribuições: Este estudo contribui ao abordar a prontidão digital no contexto da unidade organizacional estudada. A sua replicabilidade em adaptação de modelos existentes mostra-se útil ao contexto de uma universidade, contribuindo para a compreensão das necessidades futuras diante e dos desafios enfrentados com as tecnologias emergentes. Produção Técnica/Tecnológica: A pesquisa resulta em dois produtos técnico/tecnológicos: um software e um relatório técnico conclusivo contendo a descrição da concepção do modelo conceitual que culmina no sistema de autodiagnóstico web, categorizado como Processo de Gestão. Sua replicabilidade é escalável, possui abordagem adaptativa, é baseado em conhecimentos pré-existentes com média complexidade | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research is to develop and implement a digital readiness model at the Araguaia University Campus of the Federal University of Mato Grosso (CUA-UFMT). Inspired by the concept of digital transformation technologies for Industry 4.0, the research resulted in a web-based self-diagnosis system designed to assess the university's digital readiness across the dimensions of strategy, processes, technology, and infrastructure. This model comprises 24 factors aiding the management of CUA-UFMT in data-driven decision-making. Procedures/Method for Problem Solving: This exploratory study employs a qualitative approach, gathering expert opinions and objectively processing system data using Design Science Research. The proposed conceptual model adapts insights from existing models in the literature and utilizes a 2x2 matrix to identify four levels of digital readiness: initial, managed, defined, and integrated. The questionnaire, consisting of 24 items with a 0 to 10 interval scale, was evaluated by campus experts. Following adjustments, a web-based self-diagnosis system was developed in Python to collect feedback from faculty and staff. Results: The proposition of a Digital Readiness Model was achieved, resulting in the analysis unit's initial-level evaluation. This also enabled the identification of digital readiness categories, the alignment of the conceptual model with expert input, and the development of a web application prototype that underwent proof of concept, leading to positive organizational feedback for continuing the study. Practical Implications: The produced artifact combines low cost with the proposed objectives and is aligned with the Competitiveness, Innovation, and Entrepreneurship research line of the professional master's program at the Fluminense Federal University (UFF). The product ensured sufficient methodological rigor to address the absence of a policy for evaluating and measuring digital readiness, reflecting the current reality of CUA-UFMT. Originality and Contributions: This study addresses digital readiness within the context of the studied organizational unit. Its replicability in adapting existing models proves useful for a university context, aiding in understanding future needs amidst emerging technological challenges. Technical/Technological Production: The research resulted in two technical/technological products: software and a conclusive technical report detailing the conception of the conceptual model culminating in the web-based self-diagnosis system, categorized as a Management Process. Its replicability is scalable, features an adaptive approach, and is based on pre-existing knowledge with medium complexity | - |
Descrição: dc.description | 199 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria 4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos de prontidão e maturidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade pública federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mato Grosso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital transformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industry 4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Readiness and maturity models | - |
Título: dc.title | Modelo de prontidão digital de serviços de gestão universitária: abordagem centrada no conceito indústria 4.0 | - |
Título: dc.title | Digital readiness model for university management services: an industry 4.0-centered approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: