Entre pedidos e pareceres: avaliações de livros didáticos de matemática no século XIX

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Suhender Ribeiro da-
Autor(es): dc.creatorSoares, Flávia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:37:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:37:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919045-
Descrição: dc.descriptionO livro didático, ao lado de outras fontes, pode ser identificado como um material de significativa contribuição para a história das práticas educativas além de ser visto como portador de parte dos conteúdos a serem ensinados, o que permite enxergar o livro como fonte de pesquisas que se volta para a compreensão da cultura escolar e para a constituição das disciplinas escolares. No Brasil, a década de 1830 marca o momento em que começam a surgir as primeiras obras didáticas nacionais na área de Matemática, usadas em escolas, exames preparatórios e, posteriormente, em liceus e colégios. A partir de então, uma questão que começa a se impor, particularmente a partir de 1854 com as Reformas de Couto Ferraz, é o controle sobre os livros usados nas escolas. A fim de avaliar a qualidade desses livros, pareceres redigidos por professores de instituições renomadas eram utilizados para decidir se um livro deveria ser adotado e/ou mantido na escola. Esses pareceres podem ser tomados como documentos importantes que expressam critérios de qualidade que os livros didáticos deveriam obedecer. Esse artigo tem como objetivo analisar o processo de avaliação de obras didáticas no século XIX a fim de identificar quais critérios gerais e outros específicos para a área de matemática podem ser depreendidos dos pareceres compreendendo o papel e a importância dos pareceres no processo de validação das obras didáticas também como estratégias para a circulação de livros escolare-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionThe textbook, along with other sources, can be identified as a material of significant contribution to the history of educational practices, in addition to being seen as carrying part of the content to be taught, which allows us to see the book as a source of research that it focuses on the understanding of school culture and the constitution of school subjects. In Brazil, the 1830s marked the moment when the first national didactic works in Mathematics began to appear, used in schools, preparatory exams and, later, in high schools and colleges. From then on, an issue that began to impose itself, particularly after 1854 with the Couto Ferraz Reforms, was the control over books used in schools. In order to assess the quality of these books, opinions written by teachers from renowned institutions were used to decide whether a book should be adopted and / or maintained at school. These opinions can be taken as important documents that express quality criteria that textbooks should obey. This article aims to analyze the evaluation process of didactic works in the 19th century in order to identify which general and other specific criteria for the area of mathematics can be inferred from the opinions, understanding the role and the importance of the opinions in the process of validating the works didactics also as strategies for the circulation of schoolbooks-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationRevista HISTEDBR On-line (Faculdade de Educação/UNICAMP), Campinas, SP: CC, 2023. ISSN eletrônico 1676-2584-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação por parecer-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XIX-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Título: dc.titleEntre pedidos e pareceres: avaliações de livros didáticos de matemática no século XIX-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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