
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Adriana Pereira de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vianna, Dalessandro Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vianna, Marcilene de Fátima Dianin | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ester Rodrigues Marques de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:37:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:37:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33673 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919043 | - |
| Descrição: dc.description | Para o cientista da computação o conhecimento técnico é o que o diferencia dos demais profissionais de Tecnologia da Informação. Assim, aprender por conta própria por meio da resolução de projetos possibilita ao aluno a construção do conhecimento por meio da experiência prática. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um portal de projetos para alunos que querem ser protagonistas do seu aprendizado poderem postar projetos que fizeram ou desejam fazer de acordo com suas áreas de interesse no curso de Ciência da Computação. O aluno, além de postar sobre um projeto de seu interesse, poderá compartilhar sua experiência em desenvolvê-lo, registrando lições aprendidas, materiais relevantes que ele encontrou, tarefas que ele precisou realizar e outras informações relacionadas para que outros alunos consigam ver como tais projetos foram desenvolvidos e como podem fazer para aprender determinado conteúdo. Além disso, professores podem utilizar o portal para divulgação de trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica. Com a aplicação de práticas de gestão do conhecimento, o portal visa auxiliar os alunos no registro de aprendizados obtidos no decorrer do desenvolvimento de um projeto, como detalhamento de problemas encontrados e suas soluções. Dessa forma, o portal coopera tanto com o criador do projeto quanto com outros alunos que queriam aprender por meio da observação de projetos feitos. Para atingir o objetivo foi realizada a especificação de requisitos e após o desenvolvimento do portal foram aplicados testes funcionais que comprovaram a cobertura dos requisitos estabelecidos | - |
| Descrição: dc.description | For the computer scientist, technical knowledge is what differentiates him from other Information Technology professionals. Thus, learning on their own through practical problem-solving projects, enables students to build knowledge on a more realistic basis. In this way, the objective of this study was to develop a project portal for students who aspire to be protagonists of their learning, to be able to post projects that they have done or aspire to do according to their areas of interest in the Computer Science course. The student, in addition to posting about a project of interest, will be able to share his experience in developing it, recording lessons learned, relevant materials he found, tasks he needed to perform and other related information so that other students can see how such projects were developed and how they can learn certain content. In addition, professors can use the portal to disseminate course conclusion works and scientific initiation projects. With the application of knowledge management practices, the portal aims to help students record the lessons learned during the development of a project, such as detailing the problems encountered and their solutions. In this way, the portal cooperates both with the project creator and with other students who wanted to learn through observation of completed projects. To achieve the objective, the specification of requirements was carried out and after the development of the portal, functional tests were applied that proved the coverage of the established requirements | - |
| Descrição: dc.description | 56 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicação web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoaprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web application | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self-learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | knowledge management | - |
| Título: dc.title | Portal de projetos para apoiar a aprendizagem de alunos de Ciência da Computação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: