O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDevide, Fabiano Pries-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7221628863009963-
Autor(es): dc.contributorBrito, Leandro Teófilo de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9674382999196554-
Autor(es): dc.contributorSilva, Alan Camargo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0220960603229593-
Autor(es): dc.creatorPessanha, Luiz Eduardo Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:37:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:37:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34310-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919041-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo foi explorar como ocorre o discurso de docentes sobre gênero e sexualidade nas aulas de EFe das escolas vinculadas às disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física da UFF e, consequentemente, examinar qual a percepção dos (as) entrevistados (as) sobre o papel dos (das) professores (as) de EFe sobre as temáticas referentes a gênero e sexualidade nos ambientes de ensino. Para alcançar esse objetivo foram utilizados três procedimentos: revisão da literatura, entrevista semiestruturada e observação participante. A análise das entrevistas e observações participantes foram feitas a partir da Análise de Conteúdo. O tratamento dos resultados mostrou que há uma falta de planejamento nas abordagens de gênero e sexualidade nas aulas de EFe. Essa falta de planejamento estaria atrelada principalmente a lacuna na formação inicial do grupo docente, a escassez de referencial teórico, e um apagamento desse tema diante das recentes políticas educacionais – influenciadas por grupos religiosos e conservadores. Dos (as) entrevistados (as) apenas um teve contato com as temáticas de gênero e sexualidade durante a formação inicial, e somente três docentes possuíam referencial teórico sobre o tema. Constatamos que apesar de a maioria do grupo docente entrevistado considerar relevante a presença dos temas de gênero e sexualidade nas aulas de EFe e nos cursos de graduação em EF, os (as) mesmos (as) ainda possuíam dificuldade em abordar esses temas de forma prática, efetiva e planejada durante as aulas de EFe.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study was to explore how teachers discourse on gender and sexuality occurs in Physical Education (PE) classes at schools linked to the disciplines of Research and Teaching Practice at the Institute of Physical Education of the UFF and, consequently, examine the perception of respondents on the role of PE teachers on issues related to gender and sexuality in teaching environments. To achieve this objective, three procedures were used: literature review, semi-structured interview and participation observation. The analysis of the interviews and participant observations were carried out using Content Analysis. The treatment of the results showed that there is a lack of planning in the approaches of gender and sexuality in the PE classes. This lack of planning would be mainly linked to the gap in the graduation of the teaching group, the scarcity of theoretical references, and the erasure of this theme in the face of recent education policies – influenced by religious and conservative groups. Of the interviewees, only one had contact with the themes of gender and sexuality during graduation, and only three teachers had a theoretical background on the subject. We found that although the majority of teachers interviewed considered the presence of gender and sexuality themes relevant in PE classes and in PE undergraduated courses, they still had difficulty in approaching these themes in a practical, effective and planned way during PE classes.-
Descrição: dc.description65 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectSexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade sexual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de educação física-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Education-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectSexuality-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleO discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.