Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Clua, Esteban Walter Gonzalez | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, Daniela Gorski | - |
Autor(es): dc.contributor | Sassi, Victor Ferrari Pinto | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Daniel Lessa Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Eduardo Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:37:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:37:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34921 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919033 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa explora as diferenças na imersão, cooperação e comunicação entre participantes em ambientes virtuais, considerando a variável da localização física. O estudo de caso é baseado em um jogo de realidade virtual desenvolvido para comparar dois cenários: participantes no mesmo espaço físico versus participantes em locais distintos, mas compartilhando o mesmo ambiente virtual. A pesquisa analisa como a proximidade física ou a distância influencia a experiência dos usuários, focando na imersão, eficácia da cooperação e dinâmicas de comunicação. Dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e observações diretas, proporcionando uma visão detalhada sobre a percepção de presença social e a qualidade da interação em ambientes virtuais. Os resultados oferecem um claro indicativo que a o compartilhamento de um ambiente físico influência negativamente na experiência, enquanto a distancia teve melhores resultados finais, indicando mais sensação de presença. | - |
Descrição: dc.description | This research explores the differences in immersion, cooperation, and communication among participants in virtual environments, considering the variable of physical location. The case study is based on a virtual reality game developed to compare two scenarios: participants in the same physical space versus participants in separate locations but sharing the same virtual environment. The research analyzes how physical proximity or distance influences the user experience, focusing on immersion, cooperation effectiveness, and communication dynamics. Data were collected through questionnaires, interviews, and direct observations, providing a detailed view of social presence perception and the quality of interaction in virtual environments. The results clearly indicate that sharing a physical environment negatively impacts the experience, while distance led to better final outcomes, suggesting a stronger sense of presence. | - |
Descrição: dc.description | 67 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação imersiva a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação imersiva presencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Presença | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersive remote interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersive in-person interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Game | - |
Palavras-chave: dc.subject | Presence | - |
Título: dc.title | Diferenças na interação com VR presencial e a distância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: