Festivais de música pela ótica de pessoas em situação de cadeira de rodas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCheibub, Bernardo-
Autor(es): dc.contributorFreitas, João Alcântara-
Autor(es): dc.contributorSoares , Carlos Alberto Lidízia-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Nicolas Lemos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:37:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:37:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35226-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919029-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa expõe o desenvolvimento dos festivais de música enquanto espaços de acesso e inclusão das pessoas em situação de cadeira de rodas. O ponto principal deste trabalho foi averiguar as principais barreiras presentes na vida destes cidadãos nos eventos em análise, o Rock in Rio e o Lollapalooza. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: contextualizar a trajetória histórica das pessoas com deficiência, apontando a ampliação de direitos; analisar dois festivais de música presentes no Brasil, na intenção de entender o funcionamento deles no que se refere a acessibilidade e inclusão; relacionar turismo com festivais de música e; por fim, averiguar as dificuldades e limitações encontradas por este público por meio de observação in loco e entrevistas semiestruturadas. Na intenção de entender melhor sobre a dinâmica envolvendo o grupo de pesquisa, foi utilizada a História Oral (HO) enquanto procedimento metodológico, a fim de reconstruir a memória referente às experiências destas pessoas nos festivais. De caráter exploratório, mediante pesquisa bibliográfica e documental, o estudo busca responder à questão: Quais são as dificuldades encontradas pelas pessoas em situação de cadeiras de rodas a serem observadas para tornar os festivais de música um espaço de acesso e inclusão? Esta pesquisa pretende dar visibilidade para questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência, especificamente pessoas em situação de cadeiras de rodas, em festivais de música. Em relação ao turismo e os festivais de música como espaço cultural, os resultados das entrevistas mostraram a potencialidade destes eventos enquanto propulsor do fluxo turístico de pessoas com deficiência. O grupo de festivaleiros que fazem uso da cadeira de rodas possuem interesse em continuar participando dos mesmos eventos que já visitaram, mesmo diante dos obstáculos na área da acessibilidade e inclusão.-
Descrição: dc.descriptionThis research exposes the development of music festivals as spaces of access and inclusion for people in wheelchairs. The main point of this work was to investigate the main barriers present in the lives of these citizens in the events under analysis, Rock in Rio and Lollapalooza. For this, the following specific objectives were established: contextualizing the historical trajectory of people with disabilities, pointing out the expansion of rights; to analyze two music festivals present in Brazil, in order to understand how they work in terms of accessibility and inclusion; link tourism with music festivals and; finally, to investigate the difficulties and limitations encountered by this public through on-site observation and semi-structured interviews. In order to better understand the dynamics involving the research group, Oral History (OH) was used as a methodological procedure, in order to reconstruct the memory referring to the experiences of these people at festivals. Of an exploratory nature, through bibliographic and documentary research, the study seeks to answer the question: What are the difficulties encountered by people in wheelchairs to be observed in order to make music festivals a space of access and inclusion? In this sense, this research intends to give visibility to issues related to the inclusion of people with disabilities, specifically people in wheelchairs, in music festivals. Regarding tourism and music festivals as a cultural space, the results of the interviews showed the potential of these events as a driver of the tourist flow of people with disabilities. The group of festival-goers who make use of the wheelchair are interested in continuing to participate in the same events they have already visited, even in the face of obstacles in the area of accessibility and inclusion-
Descrição: dc.description103 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFestivais de música-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade e inclusão-
Palavras-chave: dc.subjectFestival de música-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectMusic festivals-
Palavras-chave: dc.subjectDisabled people-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility and inclusion-
Título: dc.titleFestivais de música pela ótica de pessoas em situação de cadeira de rodas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.