O diretor escolar e a política educacional nacional de avaliação: uma reflexão sobre a gestão na escola pública

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Pablo Silva Machado Bispo dos-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorBernardo, Elisangela da Silva-
Autor(es): dc.contributorLima, Cecília Neves-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Renato José de-
Autor(es): dc.contributorLino, Lucília Augusta-
Autor(es): dc.creatorMatta, Eliane da Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:36:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:36:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33516-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919009-
Descrição: dc.descriptionA tese teve como objetivo principal analisar os documentos legais que versam sobre as diretrizes de organização e funcionamento das unidades de ensino do município de São Gonçalo, localizado no estado do Rio de Janeiro, que apontam o papel do diretor escolar na gestão, e também ao que tange à avaliação. Nesse sentido, buscou-se examinar como esses documentos apresentam, a partir do seu texto, o papel do gestor escolar diante da política de avaliação de larga escala na escola. Para isso, foi realizado um estudo teórico, a partir do referencial de Weber e Bourdieu, sobre as seguintes categorias: Estado, burocracia, dominação, habitus, campo, poder simbólico. O Estado, nesse contexto, foi entendido como um dos agentes que participa da formulação da política e utiliza a burocracia enquanto um mecanismo de dominação, exercendo um importante protagonismo na construção do texto político. Partimos, então, da hipótese de que na escola o diretor escolar tem uma função importante, de condutor da gestão e planejamento da escola. Além disso, foi necessário o entendimento do significado da política educacional e, em particular, da política de avaliação de larga escala e seus indicadores, correlacionando-os com o modo no qual os conceitos de campo e habitus configuram a escola como campo ou subcampo. No âmbito empírico foi analisada a ação do diretor escolar em relação à gestão da escola, destacando sua atuação na política de avaliação em larga escala. No que tange aos procedimentos metodológicos, foi utilizada a análise documental com ênfase na análise retórica, de Reboul (2004) e Perelman; Olbrechts-Tyteca (2005) com recorte no texto político, indicando o seu orador, o que formula o argumento principal e o auditório, a quem se destina o documento. Os documentos analisados foram os que norteiam a política educacional e o campo da gestão educacional. No geral, apresentam uma organização que vai do nível macro ao micro. Com isso, foram analisados o Plano Nacional de Educação (PNE), o Plano Estadual de Educação (PEE), o Plano Municipal de Educação (PME), o Regimento Escolar e as orientações norteadoras para a avaliação e ação do diretor escolar no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Nesse sentido, a pesquisa revela como o diretor escolar está posicionado na política em ação – um burocrata com a responsabilidade de garantir a qualidade da educação.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of the thesis was to analyze the legal documents that deal with the guidelines for the organization and operation of teaching units in the municipality of São Gonçalo, located in the state of Rio de Janeiro, which point out the role of the school director in management, and also, regarding evaluation. In this regard, the objective was to examine how these documents, through their text, portray the role of the school manager in the context of the large- scale assessment policy in the school. To achieve this, a theoretical study was conducted based on the frameworks of Weber and Bourdieu, focusing on categories such as State, bureaucracy, domination, habitus, field, and symbolic power.In this context, the State was understood as one of the agentes involved in formulating policy, using bureaucracy as a mechanism of domination and playing a significant role in constructing political texts. The hypothesis was established that the school director holds an important role in managing and planning the school.Additionally, it was necessary to understand the meaning of educational policy, particularly large-scale assessment policy and its indicators, correlating them with how the concepts of field and habitus shape the school as a field or subfield. On the empirical level, the actions of the school director regarding school management were analyzed, with a focus on their involvement in large-scale assessment policy. Methodologically, document analysis was employed, with an emphasis on rhetorical analysis following Reboul (2004) and Perelman; Olbrechts-Tyteca (2005), specifically focusing on political text and identifying the speaker, who formulates the main argument, and the audience to whom the document is directed. The analyzed documents were those guiding educational policy and the field of educational management, ranging from macro to micro levels. As a result, the National Education Plan (PNE), the State Education Plan (PEE), the Municipal Education Plan (PME), the School Regulations,mand the guiding instructions for the evaluation and actions of the school director in the municipality of São Gonçalo, a metropolitan region of Rio de Janeiro, were analyzed. In summary, the research reveals how the school director is positioned in active policy, serving as a bureaucrat with the responsibility of ensuring the quality of education.-
Descrição: dc.description206 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional nacional-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola municipal-
Palavras-chave: dc.subjectSão Gonçalo (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectSchool director-
Palavras-chave: dc.subjectNational educational policy-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment-
Título: dc.titleO diretor escolar e a política educacional nacional de avaliação: uma reflexão sobre a gestão na escola pública-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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