Ensino de física experimental com o uso do aplicativo Phyphox

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcos Sérgio Figueira da-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Reinaldo Faria de Melo e-
Autor(es): dc.creatorNictolis, Thiago Santos Hermsdorff de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:36:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:36:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34376-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919001-
Descrição: dc.descriptionEste estudo trata da importância da inserção do uso de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem, tendo como motivação a necessidade de inovação nas práticas pedagógicas a fim de tornar o ensino de Física mais interativo e acessível aos estudantes. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o uso das TIC no ensino de Física, dando ênfase nas vantagens e nos desafios da integração dessas tecnologias em sala de aula. Posteriormente, é apresentado o Phyphox, um aplicativo que transforma smartphones em laboratórios didáticos portáteis, permitindo a realização de diversos experimentos físicos por meio de seus sensores embutidos. Nesta linha, como parte dos resultados, é feita uma descrição de quatro atividades elaboradas (Queda livre, Velocidade do som - Cronômetro acústico, Velocidade do som - Sonar, Dissipação de energia mecânica em colisões) com o uso do aplicativo Phyphox que podem ser aplicadas em aulas de Física no Ensino Médio, fazendo uma conexão do ensino teórico com a prática experimental. Além disso, aplicamos duas dessas atividades em contextos educacionais diferentes e analisamos os resultados obtidos e o impacto no aprendizado dos alunos. Por fim, são sugeridas possíveis melhorias nas atividades desenvolvidas e propostas para futuras pesquisas, visando à expansão e ao aperfeiçoamento do uso de TIC no ensino.-
Descrição: dc.descriptionThis study deals with the importance of using Information and Communication Technology (ICT) in the teaching and learning process, motivated by the need for innovation in pedagogical practices in order to make physics teaching more interactive and accessible to students. To this end, we carried out a literature review on the use of ICT in physics teaching, emphasizing the advantages and challenges of integrating these technologies into the classroom. Subsequently, Phyphox is presented, an application that transforms smartphones into portable teaching laboratories, allowing various physics experiments to be carried out using its built-in sensors. In this vein, as part of the results, we describe four activities (Free fall, Speed of sound - Acoustic chronometer, Speed of sound - Sonar, Dissipation of mechanical energy in collisions) using the Phyphox app that can be applied in high school physics classes, connecting theoretical teaching with experimental practice. In addition, we applied two of these activities in different educational contexts and analyzed the results obtained and the impact on student learning. Finally, we suggest possible improvements to the activities developed and propose future research to expand and improve the use of ICT in teaching.-
Descrição: dc.description55 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade experimental-
Palavras-chave: dc.subjectPhyphox-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade experimental-
Palavras-chave: dc.subjectPhyphox-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and communication technologies (ICT)-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental Pursuits-
Palavras-chave: dc.subjectPhyphox-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Título: dc.titleEnsino de física experimental com o uso do aplicativo Phyphox-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.