Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcos Sérgio Figueira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Reinaldo Faria de Melo e | - |
Autor(es): dc.creator | Nictolis, Thiago Santos Hermsdorff de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:36:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:36:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919001 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo trata da importância da inserção do uso de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem, tendo como motivação a necessidade de inovação nas práticas pedagógicas a fim de tornar o ensino de Física mais interativo e acessível aos estudantes. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o uso das TIC no ensino de Física, dando ênfase nas vantagens e nos desafios da integração dessas tecnologias em sala de aula. Posteriormente, é apresentado o Phyphox, um aplicativo que transforma smartphones em laboratórios didáticos portáteis, permitindo a realização de diversos experimentos físicos por meio de seus sensores embutidos. Nesta linha, como parte dos resultados, é feita uma descrição de quatro atividades elaboradas (Queda livre, Velocidade do som - Cronômetro acústico, Velocidade do som - Sonar, Dissipação de energia mecânica em colisões) com o uso do aplicativo Phyphox que podem ser aplicadas em aulas de Física no Ensino Médio, fazendo uma conexão do ensino teórico com a prática experimental. Além disso, aplicamos duas dessas atividades em contextos educacionais diferentes e analisamos os resultados obtidos e o impacto no aprendizado dos alunos. Por fim, são sugeridas possíveis melhorias nas atividades desenvolvidas e propostas para futuras pesquisas, visando à expansão e ao aperfeiçoamento do uso de TIC no ensino. | - |
Descrição: dc.description | This study deals with the importance of using Information and Communication Technology (ICT) in the teaching and learning process, motivated by the need for innovation in pedagogical practices in order to make physics teaching more interactive and accessible to students. To this end, we carried out a literature review on the use of ICT in physics teaching, emphasizing the advantages and challenges of integrating these technologies into the classroom. Subsequently, Phyphox is presented, an application that transforms smartphones into portable teaching laboratories, allowing various physics experiments to be carried out using its built-in sensors. In this vein, as part of the results, we describe four activities (Free fall, Speed of sound - Acoustic chronometer, Speed of sound - Sonar, Dissipation of mechanical energy in collisions) using the Phyphox app that can be applied in high school physics classes, connecting theoretical teaching with experimental practice. In addition, we applied two of these activities in different educational contexts and analyzed the results obtained and the impact on student learning. Finally, we suggest possible improvements to the activities developed and propose future research to expand and improve the use of ICT in teaching. | - |
Descrição: dc.description | 55 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phyphox | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phyphox | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technologies (ICT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental Pursuits | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phyphox | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Título: dc.title | Ensino de física experimental com o uso do aplicativo Phyphox | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: