Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio Neves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952-
Autor(es): dc.contributorSantos, Felipe Rocha dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359954669121938-
Autor(es): dc.contributorDias, Márcia Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorSilva, Melissa Christie Santiago de Castro e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:36:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:36:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33807-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918994-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral analisar a formação inicial de professores de Educação Física, no que se refere ao trabalho com a Educação Infantil, por intermédio dos fluxogramas dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação Física, das Universidades Públicas Federais, da Região Sudeste do Brasil. Dedicou-se à uma breve revisão de literatura sobre a produção acadêmica brasileira no que diz respeito ao tema da Educação Física na Educação Infantil. Fez uso da Análise Documental e da Análise de Conteúdo como técnicas de interpretação, respectivamente, dos fluxogramas e dos dados obtidos. Os resultados revelaram indícios de que existem lacunas no processo de formação inicial dos futuros professores de Educação Física em relação ao trabalho com a Educação Infantil, o que pode estar impactando negativamente a atuação desses futuros docentes, na primeira etapa da Educação Básica.-
Descrição: dc.descriptionThis qualitative study had the general objective of analyzing the initial training of Physical Education teachers regarding the work with Early Childhood Education, through the flowcharts of undergraduate courses in Physical Education at Public Federal Universities in the Southeast Region of Brazil. It was dedicated to a brief literature review about the Brazilian academic production on Physical Education in Early Childhood Education. Documentary Analysis and Content Analysis were used as techniques of interpretation, respectively, of the flowcharts and the data obtained. The results revealed evidence that there are gaps in the process of initial training of future Physical Education teachers regarding the work with Early Childhood Education, which may be negatively impacting the performance of these future teachers in the first stage of Basic Education.-
Descrição: dc.description142 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física para criança-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectInitial training-
Título: dc.titleEducação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.