Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Luiz Otavio Neves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9111237561585952 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Felipe Rocha dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4359954669121938 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Márcia Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Melissa Christie Santiago de Castro e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:36:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:36:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33807 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918994 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral analisar a formação inicial de professores de Educação Física, no que se refere ao trabalho com a Educação Infantil, por intermédio dos fluxogramas dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação Física, das Universidades Públicas Federais, da Região Sudeste do Brasil. Dedicou-se à uma breve revisão de literatura sobre a produção acadêmica brasileira no que diz respeito ao tema da Educação Física na Educação Infantil. Fez uso da Análise Documental e da Análise de Conteúdo como técnicas de interpretação, respectivamente, dos fluxogramas e dos dados obtidos. Os resultados revelaram indícios de que existem lacunas no processo de formação inicial dos futuros professores de Educação Física em relação ao trabalho com a Educação Infantil, o que pode estar impactando negativamente a atuação desses futuros docentes, na primeira etapa da Educação Básica. | - |
Descrição: dc.description | This qualitative study had the general objective of analyzing the initial training of Physical Education teachers regarding the work with Early Childhood Education, through the flowcharts of undergraduate courses in Physical Education at Public Federal Universities in the Southeast Region of Brazil. It was dedicated to a brief literature review about the Brazilian academic production on Physical Education in Early Childhood Education. Documentary Analysis and Content Analysis were used as techniques of interpretation, respectively, of the flowcharts and the data obtained. The results revealed evidence that there are gaps in the process of initial training of future Physical Education teachers regarding the work with Early Childhood Education, which may be negatively impacting the performance of these future teachers in the first stage of Basic Education. | - |
Descrição: dc.description | 142 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física para criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial training | - |
Título: dc.title | Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: