Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Lívia Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Tacla, Adriene Baron | - |
Autor(es): dc.contributor | Onofre, Gabriel da Fonseca | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Victor Nunes dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:36:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:36:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35786 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918988 | - |
Descrição: dc.description | Os videogames surgiram num primeiro momento como um experimento científico e aos poucos ganharam espaço no setor do entretenimento. A indústria dos jogos ocupa hoje o primeiro lugar como mais lucrativa dentro da sua categoria. Essa posição está rodeada de inúmeros fatores que fazem dessa mídia algo tão atrativo, e como comum dos meios do entretenimento, os games encontraram no passado um oceano de possibilidades para continuar produzindo. E isso levanta um questionamento, essa mídia, ao retratar esse passado, pode apresentar historicidade como outras? No presente trabalho esse é o pilar central de discussão, ao longo do seu desenvolvimento serão levantadas questões pertinentes sobre a trajetória desse meio e de que forma a historiografia a enxerga. Utilizando o game Valiant Hearts: The Great War como objeto de estudo, esta pesquisa se propõe a analisa-lo sobre a ótica das humanidades digitais estabelecendo algumas questões acerca da sua capacidade de reconstrução desse passado, quais as problemáticas envolvidas nesse processo e quais os cuidados devem ser tomados, tanto pelo jogador quanto pelo pesquisador, na hora de lidar com essa mídia. | - |
Descrição: dc.description | Videogames first emerged as a scientific experiment and gradually gained space in the entertainment sector. The gaming industry is now ranked first as the most profitable in its category. This position is surrounded by numerous factors that make this media so attractive, and as common of the entertainment media, games have found in the past an ocean of possibilities to continue producing. And this raises a question, this media, by portraying this past, can present historicity like others? In the present work this is the central pillar of discussion, throughout its development will be raised relevant questions about the trajectory of this medium and how historiography sees it. Using the game Valiant Hearts: The Great War as object of study, this research proposes to analyze it on the perspective of digital humanities establishing some questions about its capacity of reconstruction of that past, what the issues involved in this process and what care should be taken, both by the player and the researcher, when dealing with this media. | - |
Descrição: dc.description | 108 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videogames | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valiant Hearts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanidades digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videogame | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanidades digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonte histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videogames | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valiant Hearts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Humanities | - |
Título: dc.title | Não é só um jogo! Os history games e análise do jogo Valiant Hearts: The Great War | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: