Mapeamento do nível de educação financeira dos alunos de engenharia de uma instituição de ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlcântara, Sílvia dos Reis-
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.creatorMiguel, Matheus Oliveira Salomão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:36:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:36:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34530-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918987-
Descrição: dc.descriptionA educação financeira no Brasil enfrenta desafios significativos sendo um problema muito comum em grande parte da população brasileira. O estudo parte do pressuposto de que a falta de controle e conhecimento financeiro pessoal é um problema relevante entre os estudantes, resultando em uma população vulnerável a decisões financeiras inadequadas, com isso, explorou-se neste trabalho de conclusão de curso mapear o nível de educação financeira dos alunos da escola de engenharia de uma instituição de ensino superior. A amostra corresponde a um total de 276 alunos de engenharia e a metodologia adotada inclui uma abordagem quantitativa descritiva. Para avaliar o nível de educação financeira, adotou-se uma medida que contempla duas dimensões: comportamento financeiro e conhecimento financeiro, resultando assim a educação financeira. A pesquisa revelou que os cursos de graduação em engenharia proporcionam uma melhoria na educação financeira aos alunos. Ao comparar as fases iniciais dos cursos com as fases finais, constatou-se que os alunos das fases finais demonstram um maior domínio dos conceitos financeiros, com uma evolução de 34% no grau de conhecimento ao longo dos períodos do curso de graduação, o que os torna mais aptos a tomarem melhores decisões relacionadas a finanças. Em particular, o curso de engenharia de produção destacou-se, significativamente, entre os grupos estudados, apresentando resultado de 64% crescimento do início ao final do curso. Os resultados dos demais grupos corroboram os estudos que serviram de base para esta pesquisa para as variáveis “identidade de gênero” e “período”. No entanto, a educação financeira não apresentou diferença significativa para os grupos “cursos” e “contato prévio com educação financeira”. Além disso, é importante reconhecer que outras fontes de conhecimento financeiro desempenham um papel importante, como a vivência prática e os conhecimentos oriundos da família. Por fim, sugere-se a inclusão de disciplinas relacionadas à educação financeira e tomada de decisão em outros cursos, ou a criação de uma disciplina específica para trabalhar o tema relacionado a educação financeira.-
Descrição: dc.descriptionFinancial education in Brazil faces significant challenges and is a very common issue among a large part of the Brazilian population. The study assumes that the lack of personal financial control and knowledge is a relevant problem among students, resulting in a population vulnerable to inadequate financial decisions. Therefore, this thesis explored mapping the level of financial education of students at the school of engineering of a higher education institution. The sample corresponds to a total of 276 engineering students and the adopted methodology includes a descriptive quantitative approach. To assess the level of financial education, a measure that encompasses two dimensions was adopted: financial behavior and financial knowledge, resulting in financial education. The research revealed that engineering undergraduate courses provide an improvement in financial education for students. When comparing the initial stages of the courses with the final stages, it was found that students in the final stages demonstrate a greater mastery of financial concepts, with a 34% increase in knowledge level throughout the undergraduate periods, making them more capable of making better financial decisions. In particular, the production engineering course stood out significantly among the groups studied, showing a 64% growth from the beginning to the end of the course. The results of the other groups corroborate the studies that formed the basis for this research regarding the variables “gender identity” and “period.” However, financial education did not show a significant difference for the groups “courses” and “previous contact with financial education.” Additionally, it is important to recognize that other sources of financial knowledge play an important role, such as practical experience and knowledge gained from family. Finally, it is suggested to include subjects related to financial education and decision-making in other courses or to create a specific course to address the topic of financial education.-
Descrição: dc.description89 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento financeiro-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento financeiro-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia financeira-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial education-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial behavior-
Palavras-chave: dc.subjectSchool of Engineering-
Título: dc.titleMapeamento do nível de educação financeira dos alunos de engenharia de uma instituição de ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.