Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | O’Dwyer, Eliane Cantarino | - |
Autor(es): dc.contributor | Gontijo, Fabiano de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Felipe Berocan | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Estevão Rafael | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9037709402678493 | - |
Autor(es): dc.creator | Montalvo, Iván Marcelo Carrazco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:36:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:36:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918978 | - |
Descrição: dc.description | No dia 16 de abril de 2016, no Equador, um terremoto deixou perdas materiais e humanas; os sobreviventes, desde então, lembram-se desse evento e tentam se adaptar. Esta pesquisa visa entender como se produziu, a partir do terremoto, uma narrativa específica e formas de ação e de resposta num grupo de pessoas LGBTQIA+ que, após a ocorrência do terremoto, foram viver no bairro ‘Si Vivienda’; ao mesmo tempo, este trabalho discorre sobre a atualidade da pandemia ocasionada pela COVID-19, para compreender se as formas de ação e de resposta social e política das pessoas LGBTIQA+ desse bairro têm mudado diante da pandemia como um “novo” evento crítico. As técnicas de pesquisa utilizadas consistem num levantamento qualitativo do comportamento humano a partir de entrevistas semiestruturadas e do monitoramento etnográfico a partir de observação direta e participante; os dados foram levantados no período de 4 dias de visita ao bairro, cada mês, durante 6 meses. Os principais resultados são que as pessoas LGBTIQA+, enquanto grupos desviantes, têm formas dialéticas de pensar e fazer a vida, desenvolvendo estratégias individuais e coletivas para gerenciar, de maneira distinta, cada um dos eventos críticos por fora de um cis-tema acionado desde o Estado. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | On April 16th, 2016, in Ecuador, an earthquake left several material and human losses; the survivors have since then remembered this event and trying to adapt. This research aims to understand how the earthquake produced a specific narrative and forms of action / response of a LGBTIQA+ group who, after the earthquake, went to live in ‘Si Vivienda’ neighbourhood; at the same time, this work discusses the pandemic moment caused by COVID-19, to understand whether the forms of action / social and political response of the LGBTIQA+ group in this neighbourhood has changed in the face of the production of a pandemic as a “new” critical event. The research techniques focused on the qualitative survey of human behaviour based on semi-structured interviews and ethnographic monitoring based on participant observation; the data were collected in the period of 4 days’ visiting each month, for 6 months (from November 2021 to May 2022). The main results are that LGBTIQA+ people have dialectical ways of thinking and making a living, developing individual and collective strategies to manage, differently, each of the critical events outside a cis-tem triggered from the State. | - |
Descrição: dc.description | 143 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTQIA+ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos desviantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terremoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equador | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecuador | - |
Palavras-chave: dc.subject | State | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTQIA+ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deviant groups | - |
Título: dc.title | (Des)viados na Pandemia: estudo de caso sobre as relações organizacionais e políticas dos grupos LGBTQIA+ em Manta, Equador, no contexto de eventos críticos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: