Investigação de situações cotidianas no ensino de Física: uma proposta sobre o código de trânsito brasileiro e o estudo de temas de Mecânica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorEspírito Santo, Marco Aurélio do-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.creatorMarinho, Lucas Veleda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35159-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918969-
Descrição: dc.descriptionApesar da Física estar presente em diversas situações cotidianas, o ensino de Física abordado nas escolas ainda é muitas vezes percebido como uma disciplina sem relação com a vida dos estudantes. Esta pesquisa buscou uma abordagem viável à integração da Física com situações cotidianas, em particular aquelas relacionadas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visando promover uma formação cidadã. Partindo de uma análise minuciosa do CTB, identificam-se diversas situações de tráfego que podem ser exploradas sob a ótica da mecânica, incluindo conceitos como aceleração, frenagem, forças, impulso e quantidade de movimento. Utilizando uma abordagem fundamentada nos pressupostos de Paulo Freire e no ensino por investigação, foram elaboradas quatro atividades investigativas que contêm atividades experimentais, análises de vídeos, simuladores, discussões em grupo e análises de casos reais de trânsito. Por meio da aplicação de três dessas atividades, em uma turma de 1o ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular do RJ, os alunos foram incentivados a construir e identificar os princípios da Dinâmica na interpretação de situações do cotidiano e na resolução de problemas relacionados ao tráfego. Os resultados apontam para o alcance do protagonismo dos estudantes durante o processo. Além disso, a pesquisa corroborou para a importância da reflexão crítica sobre a relação entre as leis de trânsito e os conceitos físicos, destacando a relevância do conhecimento científico na promoção da segurança viária e na formação de cidadãos responsáveis. Articuladas ao pensamento freiriano, as quatro atividades investigativas, aprimoradas a partir dos resultados da aplicação, juntamente com os recursos didáticos propostos, compõem o produto educacional denominado: Caderno de Atividades Investigativas - Código de Trânsito Brasileiro: o que a Física tem a ver com isso?-
Descrição: dc.descriptionDespite Physics being present in various everyday situations, the teaching of Physics addressed in schools is often perceived as a discipline unrelated to students' lives. This research sought a viable approach to integrating Physics with everyday situations, particularly those related to the Brazilian Traffic Code (CTB), aiming to promote citizenship education. Starting from a thorough analysis of the CTB, various traffic situations that can be explored from the perspective of mechanics are identified, including concepts such as acceleration, braking, forces, impulse, and momentum. Using an approach based on the assumptions of Paulo Freire and inquiry-based teaching, four investigative activities were developed, containing experimental activities, video analyses, simulators, group discussions, and analyses of real traffic cases. Through the implementation of three of these activities in a 10th-grade class of a private school in RJ, students were encouraged to construct and identify the principles of Dynamics in interpreting everyday situations and solving traffic-related problems. The results indicate the achievement of student protagonism during the process. Furthermore, the research contributed to the importance of critical reflection on the relationship between traffic laws and physical concepts, highlighting the relevance of scientific knowledge in promoting road safety and the formation of responsible citizens. Articulated with Freirean thought, the four investigative activities, refined based on the application results, together with the proposed educational resources, constitute the educational product entitled: Investigative Activities Workbook - Brazilian Traffic Code: what does Physics have to do with it?-
Descrição: dc.description70 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectCódigo de Trânsito Brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica clássica-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of Physics-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Traffic Code-
Palavras-chave: dc.subjectDynamics-
Palavras-chave: dc.subjectInquiry-based Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectClassic mechanics-
Título: dc.titleInvestigação de situações cotidianas no ensino de Física: uma proposta sobre o código de trânsito brasileiro e o estudo de temas de Mecânica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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