Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Leila Weitzel Coelho da | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Dalessandro Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Roberto Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, João Victor de Souza Pimentel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:35:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:35:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35406 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918958 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga a implementação de chatbots, especificamente o ChatGPT da OpenAI, em ambientes educacionais, com foco em aprimorar o aprendizado personalizado através do modelo de sala de aula invertida. Reconhecendo tanto o potencial quanto as limitações do ChatGPT, o estudo propõe o desenvolvimento de um framework com objetivo de abordar tópicos especializados e de nicho, neste caso programação em Phyton. A pesquisa explora aspectos teóricos como o modelo de sala de aula invertida, características e limitações do ChatGPT, o papel do Processamento de Linguagem Natural na Inteligência Artificial, a relação entre Processamento de linguagem natural e desenvolvimento de Chatbots, Aprendizado de Máquina, Aprendizado Profundo, Redes Neurais Artificiais e Modelos de Large Language Model. Uma metodologia de pesquisa criteriosa é empregada, apresentando um design experimental detalhado que abrange coleta e processamento de dados, extração e seleção de recursos. Esses passos são planejados para garantir a integridade e validade dos achados da pesquisa. Discussões relevantes são apresentadas, e direções para trabalhos futuros são sugeridas para aprimorar ainda mais a utilidade da estrutura desenvolvida. Este estudo oferece uma contribuição significativa para o crescente campo de pesquisa sobre chatbots na educação, apresentando um framework para a implementação otimizada de paradigmas da Inteligencia Artificial no ensino e aprendizado | - |
Descrição: dc.description | This research investigates the implementation of chatbots, specifically OpenAI’s ChatGPT, in educational environments. The focus is on enhancing personalized learning through the flipped classroom model. Recognizing both the potential and limitations of ChatGPT, the study proposes the development of a framework aimed at addressing specialized and niche topics, specifically Python programming. The research explores theoretical aspects such as the flipped classroom model, characteristics and limitations of ChatGPT, the role of Natural Language Processing in Artificial Intelligence, the relationship between Natural Language Processing and chatbot development, Machine Learning, Deep Learning, Artificial Neural Networks, and Large Language Models. A rigorous research methodology is employed, featuring a detailed experimental design encompassing data collection and processing, resource extraction, and selection. These steps are planned to ensure the integrity and validity of the research findings. Relevant discussions are presented, and directions for future work are suggested to further enhance the utility of the developed framework. This study offers a significant contribution to the growing field of research on chatbots in education, presenting a framework for the optimized implementation of Artificial Intelligence paradigms in teaching and learning | - |
Descrição: dc.description | 57 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado de máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatGPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Large Language Model | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machine Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatGPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Large Language Model | - |
Título: dc.title | Como o chatgpt pode auxiliar a educação? Proposta de um framework de um chatbot no auxilio à sala de aula invertida | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: