Como o chatgpt pode auxiliar a educação? Proposta de um framework de um chatbot no auxilio à sala de aula invertida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Leila Weitzel Coelho da-
Autor(es): dc.contributorVianna, Dalessandro Soares-
Autor(es): dc.contributorPacheco, Roberto Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorCunha, João Victor de Souza Pimentel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35406-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918958-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga a implementação de chatbots, especificamente o ChatGPT da OpenAI, em ambientes educacionais, com foco em aprimorar o aprendizado personalizado através do modelo de sala de aula invertida. Reconhecendo tanto o potencial quanto as limitações do ChatGPT, o estudo propõe o desenvolvimento de um framework com objetivo de abordar tópicos especializados e de nicho, neste caso programação em Phyton. A pesquisa explora aspectos teóricos como o modelo de sala de aula invertida, características e limitações do ChatGPT, o papel do Processamento de Linguagem Natural na Inteligência Artificial, a relação entre Processamento de linguagem natural e desenvolvimento de Chatbots, Aprendizado de Máquina, Aprendizado Profundo, Redes Neurais Artificiais e Modelos de Large Language Model. Uma metodologia de pesquisa criteriosa é empregada, apresentando um design experimental detalhado que abrange coleta e processamento de dados, extração e seleção de recursos. Esses passos são planejados para garantir a integridade e validade dos achados da pesquisa. Discussões relevantes são apresentadas, e direções para trabalhos futuros são sugeridas para aprimorar ainda mais a utilidade da estrutura desenvolvida. Este estudo oferece uma contribuição significativa para o crescente campo de pesquisa sobre chatbots na educação, apresentando um framework para a implementação otimizada de paradigmas da Inteligencia Artificial no ensino e aprendizado-
Descrição: dc.descriptionThis research investigates the implementation of chatbots, specifically OpenAI’s ChatGPT, in educational environments. The focus is on enhancing personalized learning through the flipped classroom model. Recognizing both the potential and limitations of ChatGPT, the study proposes the development of a framework aimed at addressing specialized and niche topics, specifically Python programming. The research explores theoretical aspects such as the flipped classroom model, characteristics and limitations of ChatGPT, the role of Natural Language Processing in Artificial Intelligence, the relationship between Natural Language Processing and chatbot development, Machine Learning, Deep Learning, Artificial Neural Networks, and Large Language Models. A rigorous research methodology is employed, featuring a detailed experimental design encompassing data collection and processing, resource extraction, and selection. These steps are planned to ensure the integrity and validity of the research findings. Relevant discussions are presented, and directions for future work are suggested to further enhance the utility of the developed framework. This study offers a significant contribution to the growing field of research on chatbots in education, presenting a framework for the optimized implementation of Artificial Intelligence paradigms in teaching and learning-
Descrição: dc.description57-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado de máquina-
Palavras-chave: dc.subjectChatGPT-
Palavras-chave: dc.subjectTransformers-
Palavras-chave: dc.subjectLarge Language Model-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectMachine Learning-
Palavras-chave: dc.subjectChatGPT-
Palavras-chave: dc.subjectTransformers-
Palavras-chave: dc.subjectLarge Language Model-
Título: dc.titleComo o chatgpt pode auxiliar a educação? Proposta de um framework de um chatbot no auxilio à sala de aula invertida-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.