A cor do inconsciente: o papel da iconografia na criminalização do caso Preto do Amaral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedrinha, Roberta Duboc-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6361954941964429-
Autor(es): dc.contributorKelner, Lenice-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4001810436460227-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Hamilton Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4038462874056018-
Autor(es): dc.creatorAbreu, Anna Clara Leal Neves de Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918942-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto de pesquisa tem seu objeto de estudo delimitado pelo papel das figuras iconográficas na influência do Plano Criminalizante e, especialmente, no encarceramento de corpos negros e de grupos sociais economicamente prejudicados. Nesse sentido, parte-se do reconhecimento de que não só o sistema penal opera sob a lógica do racismo institucional, mas também o imaginário popular, que continua favorecendo o encarceramento, seja pela lógica do preconceito, seja pela motivação passional e sensacionalista de culpabilização. O desenvolvimento de tal temática será suportado pelo estudo de caso de José Augusto do Amaral — conhecido como “Preto do Amaral” —, considerado o primeiro serial killer brasileiro, sem ter sido sequer submetido a julgamento. Sob essa perspectiva, a reflexão proposta estará vinculada a condenação de 1927 e sua posterior absolvição em Júri Simulado promovido pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto do Direito de Defesa do Direito da Defesa, em 2016. No entanto, de forma ainda mais direcionada, ressaltar-se-á a presença do busto de José Augusto do Amaral no Museu da Polícia Civil do estado de São Paulo (“Museu do Crime”), mesmo após a conclusão de sua inocência e de sua injustificada prisão, contribuindo para a construção de um inconsciente coletivo que permanece prejudicando a população afrodescendente em função do mito da segurança pública-
Descrição: dc.descriptionThe present research project has its object of study delimited by the role of iconographic figures in the influence of the Criminalizing Plan and especially in the incarceration of black bodies and economically disadvantaged social groups. In this sense, it starts from the recognition that not only the penal system operates under the logic of institutional racism, but also the popular imaginary, which continues to favour imprisonment, whether by the logic of prejudice, or by the passionate and sensationalist motivation of guilt. The development of such a theme will be supported by the case study of José Augusto do Amaral - known as "Preto do Amaral" - considered the first Brazilian serial killer, without even having been submitted to trial. From this perspective, the proposed reflection will be linked to his conviction in 1927 and his subsequent acquittal in a mock jury promoted by the University of São Paulo (USP) and the Institute for the Right to Defence in 2016. However, in an even more directed way, it will be highlighted the presence of José Augusto do Amaral's bust in the Civil Police Museum of the state of São Paulo ("Crime Museum"), even after the conclusion of his innocence and his unjustified imprisonment, contributing to the construction of a collective unconscious that remains harming the Afro-descendant population in function of the myth of public safety-
Descrição: dc.description50 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectcriminologia-
Palavras-chave: dc.subjectracismo-
Palavras-chave: dc.subjecticonografia-
Palavras-chave: dc.subjectpsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectestudo psicossocial-
Palavras-chave: dc.subjectmemória social-
Palavras-chave: dc.subjectAssassinato-
Palavras-chave: dc.subjectIconografia-
Palavras-chave: dc.subjectCriminologia-
Palavras-chave: dc.subjectMemória coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectcriminology-
Palavras-chave: dc.subjectracism-
Palavras-chave: dc.subjecticonography-
Palavras-chave: dc.subjectpsychoanalysis-
Palavras-chave: dc.subjectpsychosocial study-
Palavras-chave: dc.subjectsocial memory-
Título: dc.titleA cor do inconsciente: o papel da iconografia na criminalização do caso Preto do Amaral-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.