Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Adriano Vilela | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4470071233703658 | - |
Autor(es): dc.contributor | Britto, Jorge Nogueira de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6568693627641353 | - |
Autor(es): dc.contributor | Muls, Leonardo Marco | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6687968402460271 | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Iago Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:35:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:35:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33866 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918911 | - |
Descrição: dc.description | Muito se fala a respeito das inteligências artificiais e do potencial disruptivo que elas possuem. A aplicação delas já pode ser observada atualmente diversas tarefas e, para muitos, isso é algo preocupante. O objetivo desse trabalho é estudar justamente o potencial disruptivo que essa tecnologia possui no mercado de trabalho e na economia como um todo e identificar os principais pontos que exigirão atenção de governos ao redor do mundo para que os potenciais efeitos adversos da implementação das inteligências artificiais sejam minimizados. Além disso, esse trabalho busca entender o impacto das tecnologias de automação atuais no setor manufatureiro em países com industrialização recente, especificamente Etiópia e Tanzânia, que serão analisados no trabalho. O objetivo com essa análise é buscar entender o impacto que as tecnologias de automação têm num setor que outrora já foi visto como o grande motor do crescimento econômico e se esse setor ainda pode ser visto da mesma maneira ou teve o seu potencial impactado negativamente pela automação. Como as inteligências artificiais têm o potencial de fortalecer o processo de automação na economia, as evidências encontradas nessa análise serão importantes para o trabalho. | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automação industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etiópia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tanzânia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado de máquina | - |
Título: dc.title | Inteligência artificial e os impactos da automação na economia e no trabalho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: