Educação e cárcere: uma análise da efetividade das políticas públicas que visam garantir o acesso à educação no sistema prisional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKowarski, Clarissa Maria Beatriz Brandão de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2967738693234470-
Autor(es): dc.contributorRosa, Waleska Marcy-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9184422578832779-
Autor(es): dc.contributorCasamasso, Marco Aurélio Lagreca-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0912676774902046-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Rose Aparecida Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33547-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918907-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem por objeto analisar a efetividade de políticas públicas que visam garantir o acesso à educação dentro do sistema penitenciário. A análise considera a realidade das escolas prisionais como um laboratório capaz de fornecer informações capazes de elencar os motivos que interferem na aplicabilidade das normas e políticas públicas que asseguram o acesso à educação ao indivíduo em condição de cumprimento de pena privativa de liberdade. O estudo leva em consideração os discursos produzidos a partir de análise de campo de diferentes pesquisadores que se dedicaram ao estudo das singularidades do ensino educacional ministrado no interior do sistema carcerário. Neste exercício são consideradas as representações sobre a educação prisional com especial conotação as propostas de ampliação e melhoramento da prática escolar inserida no sistema penitenciário.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to analyze the effectiveness of public policies aimed at guaranteeing access to education within the penitentiary system. The analysis considers the reality of the prison schools as a laboratory capable of providing information and listing the reasons that interfere in the norms applicability and public policies that ensure the education access to the individual in condition of sentence of deprivation of freedom. The study takes into account the speeches produced from the field analysis of different researchers who have dedicated themselves to the study of the singularities of the taught education given within the prison system. In this exercise are considered the representations on prison education with special connotation the proposals of expansion and improvement of the school practice inserted in the penitentiary system.-
Descrição: dc.description99 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas prisionais-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educacionais no contexto carcerário-
Palavras-chave: dc.subjectEducação prisional-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização no cárcere-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à educação-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição penal-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectDireito do preso-
Palavras-chave: dc.subjectEducação prisional-
Palavras-chave: dc.subjectEducation right-
Palavras-chave: dc.subjectPrison schools-
Palavras-chave: dc.subjectEducational practices in the prison context-
Palavras-chave: dc.subjectPrison education-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy in prison-
Título: dc.titleEducação e cárcere: uma análise da efetividade das políticas públicas que visam garantir o acesso à educação no sistema prisional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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