Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Foganholi, Cláudia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3015557160976384 | - |
Autor(es): dc.contributor | Terra, Dinah Vasconcellos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6508573831557108 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Sérgio Ricardo Aboud | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0287923733641807 | - |
Autor(es): dc.creator | Flores, Thaynara Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:35:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:35:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34319 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918898 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo vem da inquietação acerca das aulas remotas que estão ocorrendo devido a pandemia do COVID-19. O objetivo deste trabalho é investigar como as professoras e professores de Educação Física têm ministrado suas aulas de maneira remota neste período de isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19. Para isso, foi feita uma pesquisa de artigos sobre a Educação Física e o Ensino Remoto Emergencial e uma entrevista com duas professoras da rede de ensino básico no estado do Rio de Janeiro. A partir da análise de dados, observamos que as aulas de Educação Física escolar estão sendo abordadas com viés lúdico, de maneira integrada com outros componentes curriculares, valorizando o saber do estudante e socializando este saber com os demais pertencentes da comunidade escolar e a afetividade se torna algo primordial para que se tenha um espaço com trocas de experiências e confiança no processo do trabalho da professora e do professor. Entretanto, é necessário que os governantes nos ajudem a melhorar a situação da comunidade escolar devido à pandemia da COVID-19. Mesmo diante os percalços que as escolas públicas do Rio de Janeiro estão passando, os estudantes e professores(as) estão dando o seu melhor e fazendo com que a educação pública seja de qualidade. | - |
Descrição: dc.description | This study comes from the concern about the remote classes that are occurring due to the COVID-19 pandemic. The purpose of this study is to investigate how Physical Education teachers have been teaching their classes remotely in this period of social isolation due to the COVID-19 pandemic. To this end, a survey of articles on Physical Education and Emergency Distance Learning and an interview with two female teachers from the basic education network in the state of Rio de Janeiro were conducted. From the data analysis, we observed that Physical Education classes are being approached with a playful approach, integrated with other curricular components, valuing the student's knowledge and socializing this knowledge with other members of the school community. However, it is necessary that the governors help us to improve the situation of the school community due to the pandemic of COVID-19. Even in the face of the mishaps that the public schools of Rio de Janeiro are going through, the students and teachers are doing their best and making a quality public education. | - |
Descrição: dc.description | 26 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia da COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergency remote learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Physical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic COVID-1 | - |
Título: dc.title | Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: da aula presencial para o ensino remoto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: