Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Vitor Manoel Rodrigues do | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Jallyne Santos do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:35:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:35:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34821 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918886 | - |
Descrição: dc.description | Nos últimos anos, questões como as mudanças climáticas, efeito estufa e aquecimento global têm sido amplamente debatidas no mundo. Tais problemas estão muito próximos dos profissionais de ciências naturais, bem como da formação de professores da área. Neste sentido, o estudo da Geologia é de suma importância para a garantia de uma boa formação em Ciências Naturais, de modo a compreender tais fenômenos e como afetam o planeta Terra como um todo, para instruir os futuros alunos. Assim, é importante que os cursos de Ciências Naturais abordem este campo, visto que a ciência investiga os processos que levam aos ciclos e às mudanças que a Terra experimenta desde sua formação. Este estudo tem como objetivo analisar e comparar os conteúdos de Geologia em 17 cursos Graduação em Ciências Naturais em universidades brasileiras, discutindo a importância atribuída a esses temas e avaliando criticamente como são oferecidos nas diferentes instituições. | - |
Descrição: dc.description | In recent years, issues such as climate change, the greenhouse effect and global warming have been widely debated around the world. These issues are very close to the hearts of natural science professionals, as well as to the training of teachers in this area. In this sense, the study of Geology is of utmost importance to ensure a good education in Natural Sciences, in order to understand such phenomena and how they affect planet Earth as a whole, in order to instruct future students. Thus, it is important that Natural Sciences courses address this field, since science investigates the processes that lead to the cycles and changes that the Earth has experienced since its formation. This study aims to analyze and compare the Geology content in 17 Undergraduate Natural Sciences courses at Brazilian universities, discussing the importance attributed to these topics and critically evaluating how they are offered in different institutions. | - |
Descrição: dc.description | 57 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural Sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Undergraduate studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher training | - |
Título: dc.title | Análise comparativa do ensino de Geologia em cursos de Ciências Naturais em universidades brasileiras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: