Análise comparativa do ensino de Geologia em cursos de Ciências Naturais em universidades brasileiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Vitor Manoel Rodrigues do-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Jallyne Santos do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34821-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918886-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, questões como as mudanças climáticas, efeito estufa e aquecimento global têm sido amplamente debatidas no mundo. Tais problemas estão muito próximos dos profissionais de ciências naturais, bem como da formação de professores da área. Neste sentido, o estudo da Geologia é de suma importância para a garantia de uma boa formação em Ciências Naturais, de modo a compreender tais fenômenos e como afetam o planeta Terra como um todo, para instruir os futuros alunos. Assim, é importante que os cursos de Ciências Naturais abordem este campo, visto que a ciência investiga os processos que levam aos ciclos e às mudanças que a Terra experimenta desde sua formação. Este estudo tem como objetivo analisar e comparar os conteúdos de Geologia em 17 cursos Graduação em Ciências Naturais em universidades brasileiras, discutindo a importância atribuída a esses temas e avaliando criticamente como são oferecidos nas diferentes instituições.-
Descrição: dc.descriptionIn recent years, issues such as climate change, the greenhouse effect and global warming have been widely debated around the world. These issues are very close to the hearts of natural science professionals, as well as to the training of teachers in this area. In this sense, the study of Geology is of utmost importance to ensure a good education in Natural Sciences, in order to understand such phenomena and how they affect planet Earth as a whole, in order to instruct future students. Thus, it is important that Natural Sciences courses address this field, since science investigates the processes that lead to the cycles and changes that the Earth has experienced since its formation. This study aims to analyze and compare the Geology content in 17 Undergraduate Natural Sciences courses at Brazilian universities, discussing the importance attributed to these topics and critically evaluating how they are offered in different institutions.-
Descrição: dc.description57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectGeologia-
Palavras-chave: dc.subjectGraduação-
Palavras-chave: dc.subjectformação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectNatural Sciences-
Palavras-chave: dc.subjectGeology-
Palavras-chave: dc.subjectUndergraduate studies-
Palavras-chave: dc.subjectteacher training-
Título: dc.titleAnálise comparativa do ensino de Geologia em cursos de Ciências Naturais em universidades brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.