Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Fabio Lennon Marchon dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sally Andria Vieira da | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Pedro Humberto da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:35:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:35:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35473 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918876 | - |
Descrição: dc.description | No meio acadêmico encontramos diversos artigos que exploram estratégias inovadoras no ensino de matemática, destacando o crescente interesse em métodos lúdicos e gamificação. O livro-jogo é um jogo narrativo interativo em que o leitor jogador interfere diretamente na história. Nessa perspectiva, os livros-jogo se oferecem como uma boa opção para a aplicação em contextos educacionais em que se espera que o ensino de matemática seja acionado. Existe também uma considerável quantidade de trabalhos dedicados à interpretação textual e letramento matemático, evidenciando a busca por abordagens mais acessíveis e aplicáveis no contexto educacional. Entretanto, é notória a escassez de produções que investigam o potencial educativo específico dos livros-jogos representando uma lacuna que merece maior atenção e pesquisa na área educacional. Nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo desenvolver um estudo inicial sobre a produção de livros-jogo, os elementos que permeiam essa produção. Apresentamos a dinâmica da produção de um livro-jogo: sua estrutura, modo e etapas da concepção e produção do jogo, além das ferramentas necessárias. Tomando como base a produção, pelo autor, do livro-jogo “Aventuras Matemáticas no Mundo Mágico dos Druidas”, desenvolve-se um processo reflexivo, apresentando críticas e sugestões na confecção de livros-jogos para ensino, utilizando questões construídas antes e durante a produção deste TCC. | - |
Descrição: dc.description | In the academic world, we find several articles that explore innovative strategies in the teaching of mathematics, highlighting the growing interest in ludic methods and gamification. The game-book is an interactive narrative game in which the player player directly interferes with the story. From this perspective, game-books are offered as a good option for application in educational contexts in which it is expected that the teaching of mathematics will be triggered. There is also a considerable amount of work dedicated to textual interpretation and mathematical literacy, evidencing the search for more accessible and applicable approaches in the educational context. However, there is a notable scarcity of productions that investigate the specific educational potential of game-books, representing a gap that deserves greater attention and research in the educational area. In this sense, this course completion work (TCC) aims to develop an initial study on the production of game-books, the elements that permeate this production. We present the dynamics of the production of a gamebook: its structure, mode and stages of the conception and production of the game, as well as the necessary tools. Based on the production, by the author, of the game-book "Mathematical Adventures in the Magical World of the Druids", a reflective process is developed, presenting criticisms and suggestions in the making of game-books for teaching, using questions built before and during the production of this TCC. | - |
Descrição: dc.description | 47 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro-jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamebook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Games | - |
Título: dc.title | O Livro-Jogo como recurso pedagógico para o ensino de Matemática: uma reflexão sobre contextualização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: