O Livro-Jogo como recurso pedagógico para o ensino de Matemática: uma reflexão sobre contextualização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorSantos, Fabio Lennon Marchon dos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sally Andria Vieira da-
Autor(es): dc.creatorRezende, Pedro Humberto da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35473-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918876-
Descrição: dc.descriptionNo meio acadêmico encontramos diversos artigos que exploram estratégias inovadoras no ensino de matemática, destacando o crescente interesse em métodos lúdicos e gamificação. O livro-jogo é um jogo narrativo interativo em que o leitor jogador interfere diretamente na história. Nessa perspectiva, os livros-jogo se oferecem como uma boa opção para a aplicação em contextos educacionais em que se espera que o ensino de matemática seja acionado. Existe também uma considerável quantidade de trabalhos dedicados à interpretação textual e letramento matemático, evidenciando a busca por abordagens mais acessíveis e aplicáveis no contexto educacional. Entretanto, é notória a escassez de produções que investigam o potencial educativo específico dos livros-jogos representando uma lacuna que merece maior atenção e pesquisa na área educacional. Nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo desenvolver um estudo inicial sobre a produção de livros-jogo, os elementos que permeiam essa produção. Apresentamos a dinâmica da produção de um livro-jogo: sua estrutura, modo e etapas da concepção e produção do jogo, além das ferramentas necessárias. Tomando como base a produção, pelo autor, do livro-jogo “Aventuras Matemáticas no Mundo Mágico dos Druidas”, desenvolve-se um processo reflexivo, apresentando críticas e sugestões na confecção de livros-jogos para ensino, utilizando questões construídas antes e durante a produção deste TCC.-
Descrição: dc.descriptionIn the academic world, we find several articles that explore innovative strategies in the teaching of mathematics, highlighting the growing interest in ludic methods and gamification. The game-book is an interactive narrative game in which the player player directly interferes with the story. From this perspective, game-books are offered as a good option for application in educational contexts in which it is expected that the teaching of mathematics will be triggered. There is also a considerable amount of work dedicated to textual interpretation and mathematical literacy, evidencing the search for more accessible and applicable approaches in the educational context. However, there is a notable scarcity of productions that investigate the specific educational potential of game-books, representing a gap that deserves greater attention and research in the educational area. In this sense, this course completion work (TCC) aims to develop an initial study on the production of game-books, the elements that permeate this production. We present the dynamics of the production of a gamebook: its structure, mode and stages of the conception and production of the game, as well as the necessary tools. Based on the production, by the author, of the game-book "Mathematical Adventures in the Magical World of the Druids", a reflective process is developed, presenting criticisms and suggestions in the making of game-books for teaching, using questions built before and during the production of this TCC.-
Descrição: dc.description47 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogos Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLivro-jogo-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Matemático-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGamebook-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Games-
Título: dc.titleO Livro-Jogo como recurso pedagógico para o ensino de Matemática: uma reflexão sobre contextualização-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.