Estereótipos e representação: a construção das bixas pretas nos filmes: A Rainha Diaba, Madame Satã e Sócrates

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Eliany Salvatierra-
Autor(es): dc.contributorPessanha, João Victor-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Lúcia Ramos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Vinícius Neris da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35060-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918875-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo analisar o impacto dos estereótipos identificados por João Carlos Rodrigues, ligados às masculinidades negras, aproximando o âmbito acadêmico da questão da representação dos homens pretos homossexuais nos filmes brasileiros: A Rainha Diaba, Madame Satã e Sócrates, produzidos em épocas diferentes no Brasil e que acrescentam um olhar plural à pesquisa. Com esse intuito, foi feito um estudo sobre os arquétipos usados para perceber o homem negro no Brasil. Utilizando o trabalho de Stuart Hall, esse processo de representação foi percebido ao longo do trabalho de pesquisa. Avançando, por meio da dissecação e reflexão dos três filmes que observam a vida das masculinidades gays negras, e dialogando com diferentes autores que escreveram sobre temas que se relacionam com a temática.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to analyze the impact of stereotypes identified by João Carlos Rodrigues, linked to black masculinities, from the Brazilian colonial period to contemporary societies, approaching the academic lense to the matter of representation of queer men of color within the following Brazilian films: A Rainha Diaba, Madame Satã e Sócrates, produced at different period of time in Brazil, giving this thesis a more diverse perspective. With this intent in mind, a study was made upon the archetypes used to perceive black men in Brazil. Utilizing Stuart Hall’s work, this representation process was unraveled throughout the research paper. Moving forward, through the dissection and juxtaposition of three films that observe the lives of black queer masculinities, and dialoguing with different authors who have written about topics under this umbrela.-
Descrição: dc.description45 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPreto-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade masculina-
Palavras-chave: dc.subjectBlack-
Palavras-chave: dc.subjectStereotype-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Título: dc.titleEstereótipos e representação: a construção das bixas pretas nos filmes: A Rainha Diaba, Madame Satã e Sócrates-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.