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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira Bonfim, Mariana | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6281056363283128 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pires da Silva, Josimar | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9929424673911279 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Régis Botelho, Ducineli | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6050190561342101 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0080871617928485 | - |
| Autor(es): dc.creator | Palmeira, Jéssica Rodrigues dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:35:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:35:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35327 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918872 | - |
| Descrição: dc.description | O conceito de Economia do Cuidado está ligado aos cuidados sociais, percebidos como atividades de baixo prestígio no ambiente laboral, sendo tipicamente não regulamentadas no mercado, escassos ou sem nenhum pagamento que, na maioria dos casos, é prestado por pessoas do gênero feminino. No Brasil, o grupo que mais necessita de um cuidador é o de idosos e a responsabilidade do cuidado dessas pessoas é absorvido quase que inteiramente pela família, seja pela falta de recursos financeiros ou pela ausência de uma rede de apoio e cuidado fornecido pelo Estado, evidenciando a falta governamental no provimento do cuidado. Assim, o objetivo do presente trabalho foi o de examinar, sob a visão dos cuidadores informais, de que forma o Poder Público Municipal pode possibilitar o cuidado dos idosos dependentes, no contexto das cidades de Niterói e do Rio de Janeiro, localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Através de pesquisa documental realizada nas principais legislações e normas e de entrevistas semi-estruturadas com 11 cuidadores, foi identificado o que os cuidadores informais esperam do governo e o que eles acreditam que poderia melhorar sua vida de cuidado, como a visita de um cuidador semanal, disponibilização de locais para cuidar do idosos dependentes e disponibilização de mais recursos. Nas principais dificuldades e desafios apontados pelos participantes destacam-se a teimosia do idoso, falta de lucidez, cansaço, valores altos dos serviços de cuidado, questões emocionais e dificuldade de manter a vida pessoal. Ademais, observou-se que a pandemia da Covid-19 agravou mais a situação das famílias, seja pelo impacto financeiro, emocional ou pela rotina de cuidados. A pesquisa também destacou que os projetos encontrados nas duas cidades dão ênfase ao idoso independente, que possui autonomia para participar das atividades propostas. Além disso, as famílias possuem baixo nível de informação sobre as políticas públicas, benefícios e direitos oferecidos em sua cidade. Na seara financeira, foi demonstrado que as famílias não têm condições de pagar pelo serviço de cuidado profissional, nesse sentido, a crise do cuidado ocasiona um duplo impacto na renda familiar, já que além da família ter a renda afetada pelos gastos gerados para suprir as necessidades com o idoso, ela ainda perde uma parcela de seus ganhos, em razão da saída do cuidador do mercado de trabalho. Foi demonstrado que grau de parentesco tem influência direta na escolha do cuidador e que a sociedade entende essa tarefa como uma obrigação pautada pelo dever moral de retribuir os cuidados recebidos ao longo da vida, pelo compromisso familiar e conjugal, e como sinal de gratidão e amor pelos seus entes queridos. Além disso, foram identificadas as soluções que, na visão cuidadores, poderiam melhorar a carga de trabalho e viabilizar o cuidado: I) a visita de um cuidador semanal; II) disponibilização de locais para cuidar do idosos dependente; III) disponibilização de mais recursos; IV) remuneração de um familiar para que realize o cuidado do idoso; V) melhora na burocracia para acesso aos serviços oferecidos; VI) diminuição da tributação na renda e em bens e serviços destinados aos idosos; e VII) desconto nas compras para os idosos. Nesse contexto, é mandatório a inauguração de políticas públicas que se aproximem de modelos mais participativos de familismo, opcional, explícito ou apoiado | - |
| Descrição: dc.description | The concept of the Care Economy is linked to social care, perceived as low-prestige activities in the work environment, typically unregulated in the market, scarce or without any payment, which, in most cases, is provided by women. In Brazil, the group that most needs a caregiver is the elderly and the responsibility for caring for these people is absorbed almost entirely by the family, either due to lack of financial resources or the absence of a support and care network provided by the State, evidencing the lack of government in providing care. Thus, the objective of this study was to examine, from the point of view of informal caregivers, how the Municipal Government can provide care for dependent elderly people, in the context of the cities of Niterói and Rio de Janeiro, located in the state of Rio de Janeiro. Through documentary research carried out in the main legislations and norms and semi-structured interviews with 11 caregivers, it was identified what informal caregivers expect from the government and what they believe could improve their care life, such as the weekly visit of a caregiver, availability of places to care for dependent elderly people and availability of more resources. In the main difficulties and challenges pointed out by the participants, the stubbornness of the elderly, lack of lucidity, tiredness, high values of care services, emotional issues and difficulty in maintaining a personal life stand out. In addition, it was observed that the Covid-19 pandemic further aggravated the situation of families, whether due to the financial, emotional impact or the care routine. The survey also highlighted that the projects found in both cities emphasize the independent elderly, who have autonomy to participate in the proposed activities. In addition, families have a low level of information about public policies, benefits and rights offered in their city. In the financial sphere, it was demonstrated that families are unable to pay for professional care services, in this sense, the care crisis causes a double impact on family income, since in addition to the family having the income affected by the expenses generated to meet the needs needs with the elderly, she still loses a portion of her earnings, due to the caregiver leaving the job market. It was demonstrated that the degree of kinship has a direct influence on the choice of caregiver and our society understands this task as an obligation based on the moral duty to repay the care received throughout life, through family and marital commitment, and as a sign of gratitude and love for your loved ones. In addition, solutions were identified that, in the caregivers' view, could improve the workload and enable care: I) weekly visit of a caregiver; II) availability of places to care for the dependent elderly; III) provision of more resources; IV) remuneration of a family member to provide care for the elderly; V) improvement in the process for access to services offered; VI) decrease in taxation on income and on goods and services for the elderly; and VII) discount on purchases for the elderly. In this context, the inauguration of public policies that approach more participatory models of familism, optional, explicit or supported, is mandatory | - |
| Descrição: dc.description | 134 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Economia do cuidado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cuidador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Familismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estado de bem-estar social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assistência ao idoso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Care economy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elderly | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Caregiver | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Familism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Welfare state | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Family | - |
| Título: dc.title | Quem vai cuidar de mim? economia do cuidado e a percepção do cuidador informal sobre o papel do estado na responsabilização dos idosos na pandemia da COVID-19 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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