Uso de jogos em sala de aula no ensino e aprendizagem de múltiplos e divisores para alunos da EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.contributorDias, Natasha Cardoso-
Autor(es): dc.creatorGalvão, Táiron Thales Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35710-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918852-
Descrição: dc.descriptionAs dificuldades de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos carecem de investigações. Este trabalho foi motivado por esta necessidade percebida pelo autor da pesquisa por ocasião da realização de seu estágio obrigatório do Curso de Licenciatura em Matemática. Nesta investigação, escolheu-se o jogo Corrida da Divisibilidade como recurso metodológico para o estudo do conteúdo matemático múltiplos e divisores numa turma de 8 º ano da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo é investigar a contribuição da utilização de jogos na construção do conceito de múltiplos e divisores. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com o objetivo de traçar o perfil dos aluno bem como conhecer a sua percepção da disciplina Matemática e averiguar seu conhecimento sobre múltiplos e divisores e os registros dos alunos ao responderem a ficha de atividades relacionada à situações do jogo. A análise dos dados indicou que o uso de jogos nas aulas de Matemática para as turmas da Educação de Jovens e Adultos pode contribuir para a motivação dos alunos, para a interação eles que conduz a uma troca de ideias sobre conteúdos matemáticos envolvidos no jogo. Estas ações podem possibilitar a aprendizagem de múltiplos e divisores.-
Descrição: dc.description86 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúltiplos e Divisores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em Educação Matemática-
Título: dc.titleUso de jogos em sala de aula no ensino e aprendizagem de múltiplos e divisores para alunos da EJA-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.