O absenteísmo nas consultas médicas especializadas encaminhadas pela central de regulação a um hospital federal do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKraemer, Carlos Frederico Bom-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3550616358998633-
Autor(es): dc.contributorNeto, Amaro Viana-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4524218198273943-
Autor(es): dc.contributorViana Neto, Amaro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8752162166506436-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jessé Mendonça de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918839-
Descrição: dc.descriptionO presente relatório técnico tem por tema o absenteísmo nas consultas médicas especializadas encaminhadas pela Central de Regulação a um hospital federal do Rio de Janeiro. O seu objetivo geral é fazer uma análise do absenteísmo com vistas em desenvolver um plano de ação para a sua redução. Expõe os principais motivos do alto índice de falta às consultas marcadas e traça um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H. O absenteísmo gera desperdício dos recursos públicos que foram subaproveitados. Ele gera também o agravamento da doença reduzindo a possibilidade de sucesso no tratamento. Os motivos do absenteísmo foram classificados em duas categorias: os motivos pessoais descritos em oito perguntas e os motivos de gestão em quatro perguntas. Para a priorização dos motivos utilizou-se três parâmetros: o impacto – mostrando como aquele motivo específico pode desencadear o absenteísmo; a ação – mostrando o que pode ser feito para mitigar esse motivo e, a oportunidade – mostrando o que efetivamente pode ser realizado dentro da competência do Hospital Federal de Bonsucesso. Nos resultados e conclusões, a estratégia indicada como resposta ao problema foi o contato telefônico prévio informando ao pacienta a data e hora de sua consulta. Quanto à metodologia é uma pesquisa de natureza aplicada com uma abordagem descritiva/qualitativa. Utilizou-se na coleta de dados da pesquisa o levantamento através de questionários e a estatística descritiva-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAbsenteísmo na saúde-
Palavras-chave: dc.subjectGestão em saúde pública-
Palavras-chave: dc.subjectHospital Federal de Bonsucesso-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de regulação-
Palavras-chave: dc.subjectAbsenteísmo-
Palavras-chave: dc.subjectRegulação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectHospital público-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Título: dc.titleO absenteísmo nas consultas médicas especializadas encaminhadas pela central de regulação a um hospital federal do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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