EDUCAÇÃO SEXUAL: REALIDADE E DESAFIOS DA LECIONAÇÃO DE UM TEMA SENSÍVEL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Simone Florim da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Simone Florim da-
Autor(es): dc.contributorMagliano, D’Angelo Carlo-
Autor(es): dc.contributorLancetta, Carla Ferreira Farias-
Autor(es): dc.contributorFrantz, Eliete Dala Corte-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Breno Bochi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:35:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:35:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34425-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918836-
Descrição: dc.descriptionA profissão docente é muito desafiadora em tempos onde a performatividade de Stephen Ball (apud Azevedo 2020) se mostra cada vez mais presente, através de uma educação cada vez mais mercadorizada e estimulada a ser eficiente. Por mais que a profissão seja comumente descrita como gratificante, abordar o tema educação sexual ou sexualidade ainda é um desafio, principalmente por questões de preconceito, questões familiares, religiosidade, falta de conhecimento e etc. Concomitantemente a essa dificuldade existe uma falta de apoio por parte da escola e do governo conjuntamente com um despreparo sistemático no cenário educacional, portanto com o crescimento de casos de HIV/AIDS nas faixas etárias pós ensino básico e com uma popularização de assuntos como orientação sexual, gênero, prazer dentre outros faz com que uma educação sexual de qualidade nas escolas seja imprescindível. Em pesquisa com professores da rede pública e privada dos ensinos fundamental e médio foi possível perceber que existem uma gama de obstáculos mas que a sua maioria decorre de conflitos com a família por questões ideológicas e religiosas e falta de um apoio curricular e político à escola e aos professores. Entretanto, com as respostas obtidas na pesquisa, foi possível concluir que o ensino de educação sexual no Estado do Rio de Janeiro não é de todo falho, ainda mais nas mãos dos professores atuais. Porém, é notável que essa educação, mesmo com o quase inextinguível esforço contrário dos professores, vem se deteriorando devido aos diversos obstáculos apresentados. O ensino de educação sexual é um dos mais importantes marcos da vida da criança e do adolescente e se mostra ainda mais quando se trata na prevenção de crimes e na promoção da saúde. Portanto, analisar, esmiuçar e tentar melhorar o ensino fluminense e brasileiro deve ser um esforço inexorável diante da situação apresentada.-
Descrição: dc.description51 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBiology teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBiology teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSex education-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescent-
Palavras-chave: dc.subjectSchool curriculum-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO SEXUAL: REALIDADE E DESAFIOS DA LECIONAÇÃO DE UM TEMA SENSÍVEL-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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