Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Carlos Eugênio Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/./5526300868300372 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, A.L.S. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0993142677246044 | - |
Autor(es): dc.contributor | Deolindo, Jacqueline da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3185355993455315 | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Gabriel Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:35:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:35:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35213 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918831 | - |
Descrição: dc.description | As discussões sobre racismo vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade e, como não poderia deixar de ser, também nas universidades. O objetivo deste trabalho é analisar a permanência e os efeitos do racismo estrutural e institucional a partir das barreiras encontradas por quatro alunos/alunas negros da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes. O trabalho contará com uma análise qualitativa a respeito da estrutura do racismo dentro de determinados espaços da cidade de Campos e dos estados em que residi. Nestes termos, partimos de autores que problematizam a relação entre racismo, cultura e linguagem, assim como o peso da estrutura e das ações numa instituição específica. Em termos metodológicos, foram realizadas análises bibliográficas e entrevistas abertas semiestruturadas com discentes do polo do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - ESR localizado em Campos do Goytacazes - RJ. Enfim, a partir da análise do material recortado, entendemos que mesmo instituições e espaços que aderem ao discurso antiracista ainda reforçam maximas, expressões e comportamentos que discriminam os negros. | - |
Descrição: dc.description | Discussions about racism are gaining more and more space in society and, of course, also in universities. The objective of this work is to analyze the permanence and effects of structural and institutional racism based on the barriers encountered by four black students at Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes. The work will also feature a qualitative analysis regarding the structure of racism within certain spaces in the city of Campos and the states in which I reside. In these terms, we start from authors who problematize the relationship between racism and language, as well as the weight of structure and actions in a specific institution. In methodological terms, bibliographical analyzes and open semi-structured interviews were carried out with students from the Institute of Society Sciences and Regional Development - ESR located in Campos do Goytacazes - RJ. Finally, based on the analysis of the cut material, we understand that even institutions and spaces that adhere to the anti-racist discourse still reinforce maxims, expressions and behaviors that discriminate against black people. | - |
Descrição: dc.description | 33 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo Estrutural, Cultura, Representação, Linguagem, Códigos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural Racism, Culture, Representation, language, Codes | - |
Título: dc.title | Linguagem, cultura e racismo: Análise das dinâmicas raciais a partir de uma experiência institucional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: